Finalmente visitamos o pediatra. Estava ansiosa porque o médico havia pedido para darmos as primeiras vacinas só depois da consulta e também porque eu queria saber se o joão estava saudável e mamando direitinho.
Sim, ele está super saudável. Engordou 345g depois que saiu do hospital, há 13 dias. Ele nasceu com 4kg, saiu da maternidade com 3,870kg e agora pesa 4,215kg. Além disso, já cresceu mais 2 cm e está com 54cm. E como esse meninão de apenas 15 dias só mama leite materno, já perdi 9kg dos 11kg que engordei na gravidez.
Mas nem tudo são flores, claro! Já percebi que é muito difícil criar uma rotina em que o peito sirva só para mamar, quando o bebê só toma leite materno. Sempre que ele me vê, já quer peito (não importa se está com fome, vontade de sugar, de ser ninado, se está cansado).
Isso me deixa esgotada muitas vezes! Porque, quando ele está acordado e no meu colo, ele sempre chora se não está mamando. Já tentamos dar chupeta. Compramos váááários tipos, colocamos a tal da funchicória e NADA. Ele quer mesmo é o peito! Não sei muito bem o que fazer quanto a isso e, se alguém aí tiver alguma dica, por favor, poste agora :)
Bem, pelo menos eu sei, e posso dizer a todos que insistem que o menino tem fome o tempo todo, que ele está bem alimentado e que não precisa do peito toda hora! Tenho uma tia que chegou ao cúmulo de dizer que dever de mãe é dar o peito sempre que o bebê quiser mesmo.
Ah, tá, eu pensei que trabalho de mãe fosse alimentar, educar, amar. Dar o peito toda hora pra mim significa: eu não sei o que meu filho tem, mas vou apelar logo pra solução mais fácil. Fora isso, não teria problema superalimentar o menino, ou, ao contrário, não poder mais alimentá-lo de tanta dor, já que os meus bicos estão rachados?
Bem, voltando aos pontos positivos. Assim que saímos da consulta com o pediatra, fomos dar as primeiras vacinas. Pedro fez o trabalho pesado de segurar João enquanto ele tomava as injeções. Coitados dos dois! Mas foi bom. Agora ele começa a ficar mais protegidinho! João ficou tão cansado que dormiu rapidinho e sem peito!
O André tb fazia isso...se eu deixasse, era o dia inteiro no peito. Sua tia ainda foi gente boa, uma conhecida minha foi pior comigo, ela me disse que meu leite era fraco e por isso que ele queria mamar tanto, porque não sustentava! rsrsrs!
ResponderExcluirBoa sorte aí com o pequeno grandão (que grande ele, menina!!)
beijos
Olá...as vezes entro no seu blog, mas hj resolvi comentar!!!
ResponderExcluirNos primeiros dias é assim mesmo...o dever de mãe não é dar o peito toda hora!!! É apenas ter sabedoria para não perder a paciência, e tranquilidade para tentar entender o que nossos pequenos querem.
Mas claro, sem esquecer que somos seres humanos tbm!!!
Se tiver orkut, procure a comunidade "Grupo Virtual de Amamentação". Isso me ajudou muito, visto q com 15 dias meu filho queria mamar e eu não conseguia amamentar!
Logo ele entenderá que vc tbm serve pra outras coisas além de peito, e tudo ficará mais tranquilo!!!
Boa sorte pra vcs e se precisar, estou aqui!
Beijos pra vcs
em primeiro lugar: yey, ele ganhou bastante peso, que bom!
ResponderExcluirem segundo, vc está certíssima! acho o cúmulo quem fala "dá o peito!" como se fosse solução pra tudo! vou até fazer uma campanha, acho, haha.
com o paul, o lance da chupeta foi o seguinte: ficamos uma noite inteira com ele chorando de cólica/gases e a minha sogra "dá o peito dá o peito dá o peito", porque sugar era a única coisa que o acalmava, BUT, tomar mais leite também aumentava a cólica... então, no dia seguinte, eu exigi que meu marido fosse comprar uma chupeta (rs). ele pegou no ato e foi a salvação. mas olha, vc já tentou esfregá-la no seu peito, deixar um pouquinho de leite no bico dela etc? pode ser que funcione!
o negócio é:
- insistir!
- não dar quando ele estiver com fome! (dê de mamar e, depois, dê a chupeta)
Oi! Você já leu o livro 'Segredo de uma encantadora de bebês'? Me ajudou muito com a rotina da Gabi e tirá-la do esquema peito-colo-peito... Tudo bem que é tudo de bom livre demanda, mas ninguém tem fome de meia em meia hora né?
ResponderExcluirSe puder dá uma olhada no livro, ajuda um monte.
Outra coisa, não sei se você está usando as conchas de amamentação, mas elas ajudam a deixar o peito 'respirando' entre as mamadas, pois os absorventes deixam o seio úmido e podem criar bactérias (argh)
beijos!
Oi, Amanda! Eu já li os dois livros da Encantadora. Acho muito bons, mas cada bebê é de um jeito e, muitas vezes, é complicado seguir à risca os conselhos dela. No caso da chupeta, ela mesma recomenda o uso, mas não dá dicas do que fazer no meu caso: quando o bebê não pega a chupeta!
ResponderExcluirThais, como sempre, ótimos conselhos! Vou tentar fazer o que vc me disse.