João completou hoje três meses de vida. Como de costume, fomos ao pediatra pra ver como ele está se desenvolvendo. O menino cresceu e está mais gordinho, mas apesar de todo o nosso esforço pra ele mamar muito, e ele mama pra caramba, João ainda não alcançou a curva de peso dos bebês grandes como ele.
Fiquei um pouco desanimada porque ele mama em livre demanda e o quanto quer. Pra fazê-lo dormir, mesmo que seja só um soninho à tarde, me deito com ele e deixo mamar até cansar, pra que ele coma e consiga dormir tranqüilo. À noite, em geral, ele dorme depois de uma hora e meia a duas mamando! E mesmo assim, está abaixo da curva.
O pediatra disse que, diante disso, podemos começar a dar frutinhas pra ele: banana prata e mamão papaya duas vezes por dia. Uma fruta a cada semana pra poder acompanhar como o organismo dele vai reagir. Ele disse que não precisamos nos preocupar muito com o lance do peso porque, no final das contas, João está crescendo e engordando. Devemos, sim, nos preocupar, segundo o médico, caso ele engorde menos de 480g por mês. Aí teremos de iniciar com a comidinhas (sopa e mingau) antes dos seis meses.
Depois da consulta, fiquei pensando se ele não está tendo dificuldade em dormir justamente porque precisa mamar muito e acaba sempre ficando com fome. Ele dorme no máximo uma hora durante as sonecas da tarde e não passa mais de quatro horas seguidas à noite. Pensei em começar a complementar com leite artificial, mas ele quase nunca aceita mamadeira. E quando aceita, é raro mamar mais que um tiquinho.
Aliás, bebês que só mamam no peito não gostam de outra coisa. Parece que só querem um tipo de bico e não encaram chupeta ou mamadeira muito bem. Estou pensando em insistir pelo menos com uma mamadeira noturna. Será?
Peso: 6.525 kg
Medida: 64,5 cm
Clarinha, acho que tu não deves se encucar com o peso do pimpolho. Essas curvas de crescimento são meio ambíguas, e não devem ser levadas tão à risca. Como o pedi mesmo disse, ele tá engordando e mamando bem. E 6,5 kg pra três meses tá mais que bom! Acho q se tu achar que não é hora de frutas, adie m pouco, ele é tão novinho...
ResponderExcluirTodos os bebês são diferentes, então não há por que querer que todos pesem igual, certo?
Sobre as mamadas e o sono, talvez dormir no peito esteja fazendo que ele não mame pois fica fazendo o peito de chupeta, sem sugar. Mas quatro horas seguidas acredito que seja uma média boa, a Gabi fazia assim também até os 5 meses, aí passou a dormir 6 horas direto.
Beijos e muito leite pro João!
Eu passei algo parecido com a minha filha no começo da amamentaçao. Ela nao engordou o esperado pela pediatra e eu ficava com ela no peito direto até 3 horas mamando! Cheguei a chorar de desespero. A pediatra falou que o problema é que ela não mamava de forma eficiente; mamava bastante mas nao de forma eficiente. Me disse que as mamadas nunca deveriam ultrapassar os 40 minutos e que se ultrapasse era para eu complementar com NAN. Eu fiz isso do 10 ao 24 dia de vida dela e ela foi de 2.700 para 2.950 kgs. Aí com o passar do tempo, depois que ela acostumou a mamar de maneira eficiente, eu fui retirando o NAN. Hoje ela tem 42 dias, pesa 4 kg, 52 cm e só mama no peito! Talvez você pudesse fazer algo parecido para o seu filho aprender a mamar de maneira eficiente. Ele não vai largar o peito por causa disso, até pq os bebes que mamam no peito, AMAM mamar no peito! hehe
ResponderExcluirComo a Amanda Lima disse ali, provavelmente seu filho faz seu peito de chupeta e não mama; era o que acontecia com a minha. Boa sorte :)
Meninas, obrigada por compartilhas suas experiências comigo. O Joao faz sim o peito de chupeta e o pediatra realmente havia dito que era pra dar apenas 40 minutos de peito e descansar! Mas o menino sempre quer mamar mais e eu deixo, né! Mas estou realmente pensando em complementar! Vamos ver.
ResponderExcluirse ele estiver na curva, não se preocupe tanto. porém, não sou contra a mamadeira noturna. pelo menos você sabe que ele está recebendo um complemento a mais.
ResponderExcluirMaria Clara, a minha experiência é um pouco parecida com a das outras mães aí. Eu não encucaria tanto com isso do peso e você sabe o quanto sou a favor da amamentação. Mas também não sou nada contra complementar, se vc achar que realmente deve. Só acho que deve ponderar bastante. Até uns 6 ou 7 meses, a Ana acordava para a mamada das 4 da manhã. Antes de começar a comer frutinhas, acho que eram duas mamadas na madrugada. Normal mesmo. Isso de que mamadeira pesada ajuda o sono... não sei não. Depois de adulto, sempre dizem que a gente dorme pior depois de comer muito. Não entendo essa lógica. Eu esperaria mais um pouquinho para as frutinhas. O João está bem nutrido porque tem atenção, carinho e leite suficiente. Ainda vai ser dificil adaptar-se ao novo ritmo, mas daqui a pouco ele entende e começa a dormir melhor. Vá com muita calma e tente amamentá-lo exclusivamente o máximo que puder. É muito muito prático. Se vc começar com as frutinhas agora, vai ficar meio dependente de ter as frutinhas no horário certo e tal. Vai ser o maior trampo durante a viagem. Leite materno é mais fácil... Mas claro, é vc quem tem o veredicto final. Ouça tudo o que o pediatra e as mães dizem, bota na balança e usa o seu instinto materno! Vai dar tudo certo. Beijos.
ResponderExcluirOi Clara!
ResponderExcluirOlha acho que tu não precisas ficar tão preocupada não...pode ser que tu tenhas razão sim com a questão de ele não dormir tanto por que fica mamando, mas pode ser seja da natureza dele também. Se ele tivesse fome não iria dormir, iria chorar!
A Bia também só mamava (e muito) não chupou bico, e só aceitou beber suco depois do quinto mês. Comecei com mamão e banana no quarto mesversário e ela tinha a mesma medida do João.
Não fica chateada não!
Beijos
Pri e Bia
Ahhhh..esqueci de dizer, parabéns pelo terceiro mêsversário do João!
ResponderExcluirEeee, fiquei um tempinho sem vir aqui e ele já tá com 3 msese, parabéns!!
ResponderExcluirOlha, se eu fosse vc trocava de pediatra. O João está com um ótimo peso e esse negócio de olhar as crianças como números nas tabelas dá nisso. Não pense em dar complemento e muito menos em iniciá-lo na comida precocemente, ele só precisa de peito, peito e mais peito.
Desculpe o pitaco bravo, mas é que eu não aguento estes médicos que só vêm números.
Beijos
Concordo com a Paloma! Desculpe, eu nem te conheço e nem me apresentei antes de dar meu pitaco... Sou a Carol, mãe de uma Clara de 11 meses!
ResponderExcluirMas, voltando ao pitaco, rs, onde já se viu querer que ele engorde 480 gramas! De onde ele tirou isso? Não introduza alimentos agora, não... O seu leite está ótimo!!! Fique firme que vai valer a pena.
Um beijo
Gente, coitado do pediatra, ele é bom pra caramba. Ele me mostrou a curva do João, vimos que ele estava abaixo, mas ele mesmo avisou que o João está bem e que eu não precisaria me preocupar, a menos que ele engordasse menos que 480g, de acordo com o IMC adequado a sua idade e peso. Eu que sou muito encucada mesmo e fico fazendo mil conjecturas! Valeu pelas dicas :)
ResponderExcluir