terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Seis meses

Peso: 8.350kg
Tamanho: 70cm

Marcamos uma consulta com o pediatra indiano, mas ele ficou preso no trânsito e, a uma certa altura, ligou admitindo que atrasaria muito. Normal. Estamos em Jacarta.

Como de costume, a enfermeira mediu temperatura, conferiu o peso, o tamanho e o perímetro cefálico. Ele engordou 550g e cresceu 4 cm desde a última consulta.

Melhorou bastante e atribuímos isso à comida. Ele ainda não gosta de comer, mas, com muita insistência e paciência, come um pouco pelo menos duas vezes por dia.

Vacina:
Hoje era dia de vacina. Deveríamos dar a hexa, que é a combinação da tetra + anti-pólio+ hepB. Porém ficamos na dúvida se realmente teríamos que dar hoje ou mês que vem, porque, no caderno de vacinas brasileiro, há uma marcação indicando data da hexa para janeiro. No entanto, a Dr. Wendy, lá de Cingapura, que inspira bastante confiança, nos disse que o bebê tem que tomá-la com seis meses.
Anyway, como o médico dele daqui não chegou a tempo, não consultamos o nosso do Brasil e a generalista que estava de plantão na clínica hoje parecia não ter idéia do que vem a ser hexa - "Hexa é a combinação dessas vacinas aqui?", perguntou, apontando para o livro de vacinas -, preferimos deixar para o mês que vem e ter certeza.

Comida:
Ele não come muito feliz, não. Se deixar, só quer mamar a vida inteira. Mas, não rola. Eu estou ficando muito cansada e ele, obviamente, cresceu e engordou depois que passou a comer. Para ele comer, é preciso distraí-lo: em frente à tevê, com algum brinquedo, com brincadeiras. Ufa!
Aprendi nesse blog  que a comida feita na hora deve ser imediatamente retirada da panela, acondicionada em recipientes para ir ao freezer (no caso de congelar para mais dias) e usar tudo o que não for congelado no mesmo dia. Também é bom oferecer os legumes amassados, sem misturar, e não triturados no liqüidificador, para conservar as fibras e para o bebê aprender a distinguir o gosto dos alimentos. Tentei isso aqui, mas não deu certo. A única coisa de que João parece mesmo gostar é a papa salgada com tudo triturado no liqüidificador. A gente tenta o ideal primeiro, mas, aqui em casa, sempre foi necessário adaptar alguma coisa.

Sono:
Já melhorou muito! Agora ele dorme no próprio berço e dentro do quarto dele. Antes, era só na nossa cama. Continua acordando à noite, mas bem menos. Tentei a técnica da remoção gentil e da mamada dos sonhos, mas não resolveram. Apelei para o pai. Quando acorda pouco tempo depois de ter mamado (umas 2 a 3 horas depois), papai deita com ele na cama. Está dando certo e ele vem dormindo mais.
As sonecas da tarde continuam difíceis como contei antes. Ele quer dormir no peito. Já tentei a técnica da Encantadora de dar tapinhas nas costas e fazer barulho estático. O resultado, até agora, é desastroso. Ele chora, chuta, me escala e morde, mas não dorme.
Tentei colocá-lo no berço e é outro sofrimento. De dia, não tem papai pra ajudar, nem avó, tia ou qualquer parente. Mas, temos a ajuda da babá. Ela tenta. Quando ele chora demais, eu volto a dar mamá e ele dorme. Continuarei procurando mudar isso. Uma hora eu consigo!

Mais: Está cada dia mais legal cuidar do João. Ele brinca e se diverte muito com a gente. Identifica o próprio nome, diferencia pai e mãe, está super sociável, gosta de ver outras crianças quando tem oportunidade. Não para quieto, tenta engatinhar o tempo todo, fica pulando quando está preso no colo, sorri muito quando percebe que está sendo fotografado, como aqui, ó:
No colo do nosso amigo Túlio, que veio comemorar os seis meses do João com a gente

3 comentários:

  1. Muito gostoso saber notícias do netinho de meu saudoso amigo.

    ResponderExcluir
  2. Ah, ele engordou muito!!! Então é sinal de que está comendo o suficiente, né... Eu também estou lendo esse blog da Érica, ia até te falar dele, mas você já conhece tudo! :)
    Téo já gosta das frutinhas, hoje vou começar a papa salgada. Depois te conto!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá, aqui em casa comida não é problema, mas o sono... Ah, este me deixava maluca. De dia Clara praticamente não dorme, só cochila e a noite dorme melhor mas acordava várias vezes para mamar. Agora com 9 meses tem melhorado e acorda 1 ou 2 vezes, algumas raras noites vai direto até as 6. Mas ela só dorme no peito, não consegui tirar isso, só na creche é que ela teve q aprender, mas comigo não tem jeito.
    Abraços

    ResponderExcluir

Comente aqui!