Em frente ao templo Borobudur, em Java Central |
Prestamos bem atenção no nobre caminnho da vida de Buda, desde que era criança pequena num palácio distante, passando pelo tempo de Sidarta até a decisão de largar tudo e se transformar. Mas na hora de finalmente chegar aos três estágios finais do percurso budista - o Nirvana - demos de cara com a porta.
Ou melhor, com a placa que dizia: "Sinto muito, mas aqui vocês não podem entrar não. Ainda vão ter que penar mais um pouco". Não, na verdade era um aviso de que os últimos andares do templo estão fechados para limpeza. Ou um sinal divino pra nós, quem sabe? O fato é que a explicação mundana para o obstáculo à nossa peregrinação budista tem a ver com o Merapi.
Já ouviram falar dele? Mais um dos milhares de vulcões ativos da Indonésia, cuja última erupção, há poucos meses, cobriu o Borobudur de cinzas. O templo está só a 30 quilômetros mais ou menos do Merapi. Imagina do ladinho do vulcão, como não está. É claro que a gente foi lá ver. Uma destruição só, profundíssimos desfiladeiros e a gente com um menino a tiracolo. É. Foi bem rapidinho.
Visitamos também o templo hindu Prambanan. Antes de termos com Shiva e colegas, ultrapassamos uma multidão de fãs de criancinhas ocidentais. Todo mundo queria tirar uma foto com o menino branco dependurado no pai. A mãe maluca se metia em todas as fotos para garantir que todos os feicibukis do sudeste asiático mostrassem a foto da família completinha, com papais e MAMÃE, viu? Pelo menos nas páginas daquelas criaturas que não têm a menor intimidade com qualquer programa de apagamento de pessoas indesejáveis nas fotos (como eu)!
Falhei em sair nessa para registrar o momento cebridade |
******
O menino estava mamando bem menos e dormindo melhor quando decidimos viajar. Agora, tudo bagunçado de novo!
Vamos ter bastante tempo para faze-lo acostumar-se à rotina, já que estamos pobrezinhos de marré marré e vamos passar um bom tempo estudando vida de Buda pela internet mesmo.
******
Na volta, lembramos que o feriado prolongado foi por causa da Páscoa! É mesmo! O bom daqui é que tem feriado de tudo quanto é religião e a gente celebra todos! Feliz páscoa, minha gente! Um pouquinho mais de luz pra todos nós vai bem, né não?
É impressionante como viajar bagunça tudo, né... Mas é tão bom! Hehe... Téo não toma leite NAN puro, e como não tinha jeito de levar um liquidificador na mala para bater a banana, apelamos para Neston, iogurte Ninho, Mucilon pronto de caixinha... Tudo para o menino ingerir um pouco de cálcio! Aff...
ResponderExcluirBjs
Menino LINDO pelo visto foi uma atração maior que o tudo que estava em volta! =)
ResponderExcluirBeijocas e Boa Semana!
Já não penso tanto nisso. No começo era horrível, depois quando começou a comer complicou outro tanto (e viva a papinha pasteurizada!) ai vai melhorando, as dificuldades mudam e já me peguei com saudades do tempo em que um potinho de vidro ou dois resolviam todos os problemas alimentares on the road. Entre mortos e feridos estamos todos salvos e sempre prontos para outra. Afinal a próxima fase é sempre mais difícil.
ResponderExcluirEsse lugar parece incrível!! Vai ter que me levar quando eu for te visitar! rsrs bjo
ResponderExcluirNossa,que legal tudo isso.Aventuras mil perto do vulcão ,einh!!gostam de adrenalina tb,né?rsrs..
ResponderExcluirMenina, morri de rir e ao mesmo tempo me assustei com o lance deles quererem tirar fotos do bebe..que coisa isso,né??e vc fez certissima..eu tb me enfiaria em todas,hahaha!
Adorei o relato!bjs,boa semana!!!
;-)
Maria Clara, acabamos de voltar do Peru. Eu, Marcelo e Ana Maisha. Um brasileiro turista por lá me perguntou: E aí, como é ser turista com criança? Bom ter essas perguntas bestas pra gente parar pra pensar. E a resposta é bem simples. Alguns passeios são muuuuito mais divertidos. Em Lima há um parque de fontes de água que é super barato e o máximo, sobretudo com a Ana Maisha. Andamos de trenzinho e tudo, foi ótimo. Em compensação... a lição aprendida da semana é: visita guiada em ruínas de templo pré-colombiano e crianças NÃO COMBINAM! Nossa, a visita foi super cansativa. Tudo o que a Ana Maisha queria era se sentar no chão imundo de areia fina para 'desenhar' (aposto que ela adorou). E eu fiquei super cansada e saímos as duas completamente imundas, com poeira na alma. O lugar tinha uma história super interessante, mas no final da visita, eu não tinha a menor vontade de saber se os povos pré-colombianos comiam milho, macarrão ou ceviche... Aproveita enquanto o João ainda não caminha e corre pra lá e pra cá para visitar esses templos aí! O resto da viagem foi maravilhoso e fica a dica: Lima tem parquinhos ótimos, limpinhos, com manutenção boa e muito bem organizados no meio da cidade, nos bairros mais turísticos. Salvaram a nossa viagem e a Aninha se divertiu muito!!! Virou atração só mais ou menos. Queria falar com todo mundo e saía distribuindo "Hola" e "Gracias" pra quem encontrasse. Beijos e Feliz Páscoa pra vocês também!
ResponderExcluir@ Kat, é bom, mas a gente tá um pouco cansado. João tá ficando muito bagunceiro, hahahah.
ResponderExcluir@Ingrid É lindo mesmo, heheh! Sou suspeita!
@Neda. As dificuldades mudam mesmo, mas acho que agora é tudo mais fácil, apesar de João sempre ter tido dificuldades para comer.
@Bruninha, vem logo, que daqui um ano estaremos arrumando as malas definitivamente!
@Flavinha Ri muito! Imaginei a cena totalmente. É verdade, ainda dá pra fazer esses passeios com João. Ele adora ficar dependurado no Pedro, embora ele tenha que ficar se movimentado porque ele odeia ficar parado. Acho que agora, tudo está ficando melhor porque João está ganhando mais autonomia. A pior fase, sem dúvida, pra mim, foi quando ele era recém-nascido. Nossa, ele só chorava e queria ficar no colo e peito o dia inteiro. Meu Deus! João nunca foi daqueles bebes que dormiam bem. Até hoje ele dá muito trabalho pra dormir e pra comer, mas o dia dele não se resume mais a isso. Ele também brinca, se entretém com outras coisas!
Agora, é verdade, viajar com crianças é uma viagem totalmente diferente. Não tem comparação! Eu e Pedro já temos idéia do que funciona ou não para João, mas tudo vai mudando com o tempo, né.
Beijinhos na linda da Aninha (e grande, agora com DOIS anos!!!)
Vc vai viajar com a gente e o joão, né????
ResponderExcluirJá preparou nosso roteiro infantil??
Vc não me disse se o pessoal do correio te procurou. Indiquei a Neda tb kkk.
Bjo