quarta-feira, 8 de junho de 2011

Quarto mais bonito e menino mais feliz

Já ouviu falar no método montessori de educação? A minha leitura bem limitada do método aplicado em casa é assim: criar espaços feitos justamente para o menino, para que ele possa descobrir interesses como ler um livrinho, brincar com música, montar um quebra-cabeça, sem a mãe ter de destrancar o enooorme guarda-roupa e pegar alguma coisa com a qual ele não vai querer brincar. Sacou? É a criancinha que vai lá e escolhe o que quer. É claro que a mãe fica de olho, né?

"Eu gosto é de chacoalhar" 
Livros de tecido e plástico para não virar comida!
Pra mim é uma novidade, mas o método já operou diferenças positivas aqui em casa graças a outra mãe, mais antenada que eu, que entende do babado. Vi o post da Ana Paula, no journal de Beatrice, e me encantei. Ela adaptou a casa toda para que a filhota pudesse aproveitar mais os espaços. 

Li tudinho e fiquei pensando no óbvio: compramos uma parafernalha de coisas para a criança desde o nascimento: berços, trocadores, cômodas, armários e nem pensamos que a tralha atende só aos pais. Foi aí que decidi, era hora de montar o quartinho que tivesse mais cara de João e menos de mamãe. Ele gostou!

Antes e depois:
O berço desmontável ficavana frente da cama
Mudei a cama de lugar para ampliar o ambiente












Resolvi colocar uma cor que escurecesse o quarto à noite e coloquei caixas bonitinhas com coisas dentro pra ele escolher e brincar. E esse tapete lindo?

Tem uma caixa só com instrumentos musicais de brinquedo. Tem outra com livros babados e mordidos. E mais uma com coisas de pelúcia que não são de pelúcia. Afinal, como é que chama urso de pelúcia que não é urso, nem é de pelúcia?
O armário enorme de um lado e um pufe gostoso do outro


A cômoda e o berço ficaram mais harmonizados, né não?
Então, muita gente abre mão do berço e coloca o rebento pra dormir livre, leve e solto no chão, mas aqui em casa a gente só se livrou do berço de grades. Gente, aquilo não é o maior perigo não? Eu tinha sonhos paranóicos com o menino preso entre as barras da prisãosinha! Aqui tem berço, mas de noite, ele dorme só na cama e já sabe descer sozinho. Esperto que nem a mãe!



E na sala tem mais uma caixa com um monte de brinquedos variados de montar.


14 comentários:

  1. Abro agora o computador, entro no meu blogroll e vejo que ha 2 minutos vc postou sobre montessori à la maison para o João!!! Carlinha, ficou demais!!! Fico imensamente feliz por ter dado algumas dicas e vc ter feito adaptações!
    E o espirito da coisa é bem isso mesmo: quanto mais recursos a gente da para os pequenos mais eles vão em frente. Exploram, tocam, se interessam. A noção do espaço deles e do que eles podem mexer ( e não tb) ficam mais claras.
    Adorei!!!
    Beijos querida : )

    ResponderExcluir
  2. Ana, eu adorei a sua casa. É o máximo. Aqui não dá pra fazer muitas coisas porque é a casa é alugada e já vem com mobília! Eu queria, por exemplo, o bercinho, e a cama. Só que eu queria uma cama mais baixa. Nessa aqui o João não consegue subir e poder rolar pra fora dela, então eu ou o pai tem que dormir com ele na cama! Mas este é só um começo e a culpa é toda sua, hahahahah. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Aqui aguardamos ansiosos pelo momento da mudança pra finalmente poder fazer um cantinho bem legal pro nosso pequeno, eu já tinha visto o da Ana e da Carla da Suiça, aliás Martin deu sorte com dois meses já está se mudando pro seu quartinho montesori. =)

    Parabéns Clara, ficou muito legal!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  4. Quando a minha mais velha começou a crescer, eu apliquei isso à minha casa e nem sabia que era um princípio montessoriano. A Clarice já se beneficiou mais, já que eu já tinha a experiência anterior.
    Ficou muito legal o que vc fez aí, adorei o espaço na sala!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Eita, adorei tudo isso! João já dorme na cama sozinho?? E não cai rolando de noite não? Tô passada! Esse garoto é mega esperto! Téo ainda tenta se jogar de cabeça quando eu o coloco na minha cama! Eu tinha pensado em comprar para ele uma daquelas caminhas bem baixinhas, porque ele acorda de manhã e fica tentando se divertir dentro do berço, o que o deixa entediado logo e aí ele chora, né... E os pais têm que acordar... hehe...
    Estou lembrando muito de você desde que me mudei para a 203 sul! Eu sempre morei no Lago Norte, onde era cheio de bebês, no meu condomínio tinha um super berçário com brinquedos específicos para bebês, aqueles de plástico, que não machucam. Tinha um monte de bebezinhos, uma área enorme e limpinha para ele curtir. Agora, aqui no centro da cidade, é tudo feio, velho, sujo. O parquinho mais próximo tem areia suja, brinquedos enferrujados e mendigos em vez de criancinhas! Em duas semanas, o máximo que ele viu embaixo do bloco foram duas crianças que estava passando! Estou pensando seriamente em colocá-lo em uma creche ou algo assim, porque a coisa está ruim para o menino! Como vai desenvolver sem saber que existem outros iguais a ele?? Aff...
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Ahhhhhhhh!!!!! Que saudade!!
    Amo demais da conta!

    ResponderExcluir
  7. Oieee! nossa,que legal..n conhecia mt não,e adorei saber mais aqui!Assim as coisas ficam mt mais com a carinha deles,sem falar que é bem estimulante p o desenvolvimnto,n??
    Adorei,e aprovei!rsrs..ele esta mt fofooo!
    Beijos e otima semana!!!
    ;-)

    ResponderExcluir
  8. ficou tudo lindo e funcional!
    fiz isso recentemente no quarto do pequeno e realmente ele passou a ficar mais tempo brincando e lindo...
    beijoca

    ResponderExcluir
  9. Linda colegas e amigas blogueiras, é bom demais dividir nossas pequenas conquistas de cada dia com vcs que me inspiram tanto!

    Cacá, meu amor, repito: eu sou só saudade.

    E, Katrine, não, mil vezes não! João dorme com um de nós dois sempre! Bem que a gente preferia dormir todos juntos, mas, aqui a casa é alugada e as camas são embutidas. A do João é muito pequena para nós três e a nossa fica bem embaixo do ar-condicionado. Então, começo a noite dormindo com marido e no final nos revezamos: um dia ele dorme com João e outro sou eu!

    ResponderExcluir
  10. Ficou muito bom! ADOREI!
    Aqui em casa o berço foi abolido por volta de um ano (um dos motivos de preferir os que tem a opção de virar caminha). Os brinquedos estão sempre ao alcance da mão, livros idem. Quero ver com dois em idades diferentes com tudo a disposição.
    Hehehehe, mas isso é para o futuro.
    BJS

    ResponderExcluir
  11. Ahhhhh, bom! Achei que João já vestia o pijama sozinho, dizia "good night, mom" e deitava para dormir na cama! Hahaha... A gente nunca dormiu com Téo na cama por uma noite inteira. Só sonecas durante do dia. Acho que deve ser uma delícia! Mas a pediatra disse para não fazer isso, e eu sou bem obediente... hehe... Que dá vontade, dá...
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Também gostei, achei bem interessante!
    Vamos ver como faremos quando chegar a nossa hora... Bjs

    ResponderExcluir
  13. As mudanças ficaram ótimas! Dá pra ver que o pequeno aprovou. Deixar brinquedos e livros mais ao alcance deles estimula as brincadeiras e leituras, com certeza. Aqui também distribuo as coisas em caixas, mas preciso providenciar umas mais bonitinhas. Adorei as suas, mega coloridas e práticas.
    bjos!
    Sarah
    http://maedobento.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Ahhhhhhhh!!! Que fofo!!!! Adoreiiii! Quero brincar com o João! Será que ele me empresta os brinquedinhos! : )
    Saudade! Fabiana

    ResponderExcluir

Comente aqui!