terça-feira, 11 de outubro de 2011

Só durmo na cama do meu filho. E agora?

O menino tem cama e berço. Odeia o berço. E odeia dormir sozinho. Mas, minha gente, até pai e mãe descobrirem isso, muitas noites insones. Muitas. Mesmo.

Até que um belo dia, digo, noite, o pai tem a ideia de deitar-se com o menino na cama e esperar o moleque cansar, ou melhor, pular, cair, pular de novo, conversar, cantar, chorar um pouco e todas essas coisas so cute de dia e infernais quando noite. Até que...putz, caramba, o menino dormiu. Dormiu muito. Horas se passaram e não apenas minutos.

Glória!!! Um ano acordando sei lá mil vezes à noite, mal humor completo durante a manhã, dor de cabeça constantes e olheiras, claro. Cansaço, olheiras, cansaço. Iria tudo embora? Seríamos ainda muito mais felizes? EEEE.

Incorrigíveis, achamos que seria fácil, mesmo depois de 36576879 tentativas. Ah, tolinhos. O fato é que o menino passou a acordar ainda umas três vezes à noite - ok, bem melhor que as 450 de antes - mas, né? O negócio é que ele, quando acorda, quer fiscalizar onde diabos foi parar aquela mãe que estava ali do lado.

Pois essa mãe estaria entrando debaixo do chuveiro naquele instante, ou dando a primeira garfada naquele prato de macarrão suculento depois de horas e horas sem sentir cheiro de comida sólida.  Ou ligando o dvd para dar uma relaxada. Bem, não mais:

_Mamãaaae. Mamãaaae. Mamãae! Em tom de choro, intercalado por uns soluços.

E lá vai a mãe, ou o pai, toda vez que o menino pede socorro. E os pais socorrem. E quando pensam em sair de fininho, lá vão os bracinhos e perninhas certificarem-se de que papai ou mamãe está ali ao alcance.

Há quatro meses a novela não muda de capítulo. O roteirista lá de cima deve estar em greve, ou de sacanagem. E aí, a gente demite o preguiçoso/sacana e contrata outro escritor?

8 comentários:

  1. Não sei Clara, minha pequena mais velha dormia no meinho (isso mesmo, na minha cama!) até 3 meses atras - ela está com 2 anos e meio...

    Também como vcs acordamos muitas vezes se ela estava em seu berço, logo era mais comodo e facil te-la em nossa cama, onde NÃO acordava. Entre n dormir e dormir com ela no meio, optamos pela segunda opção.

    'Erramos'. O que´, por enquanto, não acontece com Maitê, que desde sempre foi acostumada com o berço. Vamos ver...

    bjs e paciência

    ResponderExcluir
  2. Nossa Clara, que difícil!
    Só posso desejar boa sorte. Os meus só acordavam por causa do leitinho mesmo e quando parei, começaram a dormir a noite toda...
    Como minha médica costuma falar, é fase, tudo isso passa, ele não vai dormir no meinho até a adolecência, então quer dizer que uma hora isso muda... :)
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  3. Clarinha, vocês são o objeto de transição do João. Umas das coisas que posso sugerir é levá-lo a uma loja de brinquedos para que ele escolha um "amigo" para dormir com ele a noite, deixe que o brinquedo pegue o cheiro de vocês.
    Aqui em casa, o que ajudou a acabar com as visitas exploratórias de noite foi ficar algumas noites no quarto e por que não dormir mais cedo, ele acordava, via que estávamos no quarto ou dormindo e acabou perdendo o interesse por nossas atividades noturnas.
    Beijos e boa sorte.
    This too shal pass.

    ResponderExcluir
  4. Como te falei Clara, comigo aconteceu também. Por aqueles motivos que eu disse. Se não serviu de nada te contar, assim na prática, pode ser que sirva pelo menos pra vc dar uma analisada nessa inquietação toda do seu filhote por um outro ângulo.

    Eu também colocava uns filminhos com musiquinha calma e que minha filha gostava, pra assistirmos antes de dormir. Mesmo adormecida ela também fiscalizava minha saída e sabia que eu saía. Algumas vezes dava um ok e deixava, enquanto eu crente que tava enganado saindo de fininho, sentia-me uma heroína. Que nada, do sono mais profundo ela abria os olhos e muitas vezes não liberava minha saída não. O jeito era contar com a sorte. Enquanto ela precisou do meu apoio moral na dormida, deu certo. Depois, que nem tirar a roda da bicicletinha, fui saindo. A perturbação das nossas vidas foi se acalmando e passou.

    Veja aí o que suas análises te trazem, observe bem e tenho certeza que vão surgir umas técnicas inovadoras que vão funcionar perfeitamente! Como tudo que é personalizado, feito sob medida, hehehe

    Um abraço,

    Michelle

    ResponderExcluir
  5. Meninas, obrigada por compartilhar as noites mal dormidas de vcs, hahahah! Olha, é um alento saber que outras mães passaram por isso e agora os filhos dormem melhor. O jeito é ter paciência, como tudo na maternidade, né não? Beijo pra vocês.

    ResponderExcluir
  6. Clara, acho que tem que ser bem clara mesmo com o João. Explicar pra ele que papai e mamãe não podem dormir com ele. Que ele tem o seu cantinho e que vocês têm o de vocês, isso é sagrado, blá, blá, blá. Conversa de adulto mesmo. Ele não vai entender no primeiro dia, nem no segundo, vai espernear no terceiro e sei lá quanto vai durar a paciência de vocês, mas a lavagem cerebral tem que ser forte. Dormir na cama da mamãe NÃO! Dormir com a mamãe na cama NÃO. Agora, ficar na cama ao lado ou sentada numa cadeira até ele pegar no sono, contar história e tudo o mais vai ser preciso ainda por muito tempo. Eu ainda faço isso com a Ana. (e a maioria das vezes adormeço na cama ao lado, acordo só de madrugada). Se tem visita em casa, converso muito com ela, boto pra dormir, fecho a porta e fico na sala. Ela chama quinhentas mil vezes, volto lá, dou um alento e explico. Ela custa, mas acaba caindo no sono. Lembre-se de que ensinar o seu filho a dormir sozinho é um grande legado que você pode dar a ele, pois ele não vai ter mamãe e papai ao lado a vida inteira!! Sem pressão e, como você disse, com muita paciência, vocês E O JOÃO vão conseguir! Conversa de adulto! Explicando tudo! PS: Gostei de saber que vc vai viajar com os meninos, independente!!! Beijos e saudades!

    ResponderExcluir
  7. Flavinha, a gente tá tentando, mas, nossa...é barra! Também tem outro fator: a gente muda demais com João pra lá e pra cá. Muda de país, viaja pra caramba, muda de casa. Talvez seja ainda mais difícil pra ele se acostumar porque a gente acaba sendo o porto seguro dele, né? Pelo menos agora a gente sabe que ele entende mais as coisas e isso só vai melhorar. Vai dar pra conversar cada vez mais com ele. Obviamente a gente quer muito que ele durma só, mas estamos indo aos poucos.

    ResponderExcluir
  8. haha que gracinha! mas pelo menos agora vocês já sabem qual é o "problema" ;) o pior é passar o tempo todo sem saber o que fazer e pq ele nao dorme! no começo eu sempre puxava a Milena no meio da noite pra dormir na nossa cama, ate pq dava preguica de levantar pra botar ela no bercinho do lado da cama (pra desespero de todos os medicos que falam que vc vai sufocar a crianca e tal). Mas agora to prestando mais atencao que ela aprenda a dormir sozinha...pq vai que ela é que nem eu, que tb odeio dormir sozinha??!! haha bjs!

    ResponderExcluir

Comente aqui!