segunda-feira, 19 de março de 2012

Chega de antibiótico

O menino anda adoentado. Mais que de costume. De noite, febre, nariz escorrendo, tosse, entupimento geral. Sem dormir, o menino chora. E senta na cama. E chama a mãe. Leva a mão da mãe ao nariz. O nariz não está funcionando. Reclama, chora. A mão da mãe aperta o nariz, tira um tanto de catarro. O menino deita. O nariz ainda não trabalha. O ar não entra. Não sai. O menino vira pra lá e pra cá, fica brabo, pega a mão da mãe mais uma, duas, três vezes e leva ao nariz. Não funciona. O choro não dá espaço para fala. Se desse, diria à mãe: "Está demitida".

                                                                             ******

Decretamos o fim do antibiótico aqui em casa - a não ser em casos graves, gravíssimos. Passamos três noites sem dormir. Com febre e todos os seus tradicionais acompanhantes, o menino sofreu. Nós também. Mas dessa vez descartamos a via-crúcis a médicos e a farmácias. Era sempre uma virose, uma bactéria, alguma doença muito comum, outra bronquite, leve aqui esse antibiótico, xarope, anti-febril.
Compramos um igual a esse

Ficamos com o velho conhecido tylenol e partimos para a gastança com outros meios. Compramos um purificador de ar. Nem sabia que existia isso. Purificador de ar. O troço promete matar vírus, bactérias, acabar com a poeira, traços de fumaça, restos de cigarro no ar. Numa das cidades mais poluídas do mundo, decidimos arriscar. Afinal, essa tosse do menino que não passa deve ter a ver com a qualidade do ar que os pulmões recebem. 
Usamos com água ou soro

Também pagamos por um nebulizador, aquele velho conhecido de todas as mães, pais e enfermeiras de Brasília. "Ajuda a liberar o catarro", alguém disse. "É bom para respirar melhor", ouvimos por aí. Foi o suficiente. Xarope? Na internet, descobri os poderes do abacaxi com mel. 

Três dias depois, bem menos dinheiro na carteira e muito sono, a febre do menino cedeu bastante, a tosse diminuiu, o catarro também. Chega de antibiótico.



Mais:
Leia aqui matéria do G1 que trata dos riscos do uso exagerado dos antibióticos, muitas vezes receitados por médicos. E a revista Crescer publicou esta matéria sobre os benefícios do peixe contra a asma.

6 comentários:

  1. Você fez a melhor coisa que poderia ter feito, antibiótico é um VENENO, acaba com tudo, amarela e enfraquece os dentes, detona a flora intestinal e deve ser guardado pro ultimo caso messssmo!

    Aqui não temos o purificador de ar, mas temos um umidificador, por conta dos aquecedores o ar fica seco demais e causa aquela tossinha seca, alérgica, nos ajudou muuuuuito, coloco umas gotinhas de essencia de eucalipto quando tem tossinha ou uma essencia de camomila nos dias sem tosse e pronto, o ar fica uma delicinha e todos respiram aliviados! =)

    O nebulizador deveria fazer parte do Kit maternidade de todas as mães em qualquer lugar do mundo, seja seco, umido ou oque for, pra tosse, bronquite, sinusite não existe nada melhor!

    Melhoras pro menino!

    Beijocas

    PS:Nas sonecas da tarde quando o Pok tava com tossinha eu dava chá de hortelã com uma colherzinha de mel, ajudava bastante a expectorar!

    ResponderExcluir
  2. Oi Maria Clara. Passamos por algo semelhante e a recomendação que recebemos foi "esperar". Escrevi sobre isso no blog (com licença) http://cintiaanira.blogspot.se/2012/02/esperar.html e assim, estamos aprendendo a viver nesses novos costumes, sem muitos medicamentos, mas com muita paciência.

    Beijão e melhoras!

    ResponderExcluir
  3. Se fosse aqui no Brasil o meu pai, que anda todo doidão natureba, daria ao menino o famoso SOS da gripe. Um mix fitoterápico manipulado em laboratório. Para o meu pai é a solução de todos os males do mundo! Kkkkkk
    Esqueça mesmo os antibióticos. Vão deixar o menino resistente a muitas bactérias. Bad idea!!
    Saudade de você! Trás ele aqui pro Brasil!!! Bjo

    ResponderExcluir
  4. Aiaiaiaiaiai.. esse maldito corretor ortográfico do iphone!!!
    TRÁZ! TRÁZ O MENINO PRO BRASIL!!!
    bjo!!!

    ResponderExcluir
  5. Maria Clara, e antiinflamatório, pode? Sei que também não é o ideal, mas sempre uso com a Aninha - além do xarope fitoterápico e tudo o mais. E para o 'Dariz Intupito', a dica é soro fisiológico. Seis vezes ao dia, pelo menos. Se o João deixar pingar lá dentro, maravilha. Tem também um sorinho que entra no nariz como spray. Eu particularmente detesto, mas a Ana curte e alivia mesmo. Cheap and simple.

    ResponderExcluir
  6. Flavinha, você está falando do salsep, aquele soro que vem num tubinho para esguichar dentro do nariz? Se for, João já até consegue fazer sozinho, hehe!
    Sobre antiinflamatório, eu não sei te dizer. Aqui, os médicos ou receitam vitaminas, ou receitam antibióticos. Como eu não tenho experiência e nem conhecimento, só dou tylenol quando está com febre e o decongex antes de dormir se ele estiver muito entupido! O resto estamos lidando do jeito que eu contei. Estamos indo bem!

    ResponderExcluir

Comente aqui!