quarta-feira, 13 de junho de 2012

De partida

Descobrimos que vamos embora em agosto. Será o fim de todas as caras felizes e corações abertos ao menino encapetado?

Vou te contar, não é desculpa de mãe incompetente - ok, talvez seja - mas eu não consigo ser uma mãe séria, firme no objetivo de criar um serzinho sensível à cara feia alheia. Mas aqui não tem cara feia! Meu deus, como faz falta uma cara feia, outra, que não seja a repetida e completamente ineficaz da mãe.

Na livraria, se o menino embirrece e numa tacada lança bonitos livros super bem-enfileirados ao chão, vem logo alguém feliz-contente arrumar tudo. O menino grita, outro acha graça. O menino faz da birra uma grande atração. Podia cobrar ingresso, mas pode pegar mal. É assim na livraria, no restaurante, supermercado e em qualquer outro lugar enfumaçado que levemos a criaturinha. Uma festa.

O negócio é que vamos deixar a casa poluída onde todo dia é dia das crianças. Partiremos rumo à terra da baguete em que a fraternidade é lema do qual as crianças estão excluídas. Menino caiu no chão? Dá-lhe uma boa bofetada que aprende a ficar de pé, oras. Menino vai a restaurante com os pais? Que absurdo! Porque não deixaram essa coisa trancafiada? Ele grita, ri alto? Tragédia!

Muitas caras feias e poucos corações abertos é o que me disseram. Acreditei e fiquei com medo. Vixe, maria, agora terás todas as caras feias a seu favor e nenhuma Lia. Conseguirás, maria, retrair todo e qualquer comportamento completamente aceitável do pequeno? Será um total fracasso?

Será um total sucesso! Lugares de crianças, para crianças, sem cigarro e com muita grama. E neve no Natal. Talvez só um poquinho de neve, mas tudo bem. Muito frio e dias ensolarados quando não tiver nem sombra de sol. Escola pública. Praças públicas. Parques públicos. Bibliotecas públicas. Museus a céu aberto. Grama, grama, grama, grama com gelo, com sereno e com sol. Nenhuma cara feia do mundo entristeceria a minha felicidade nesse momento. Que venham todas as caras feias dos caras carrancudos do velho mundo e eu lhes devolvo o meu sorriso. Pelo menos hoje.

Menino encapetado, aí vamos nós.


8 comentários:

  1. A vó vai correndo atrás! Que alegria danada ter meus dois pequenos amores (o menino maluquinho e a maluquinha germânica) distantes apenas 6 horas um do outro! De manhã cedinho me despeço de um para ver o outro de noitinha! E melhor ainda: viajar de trem, que é meu meio de transporte favorito. É alegria demais para uma pobre vó.
    Me aguarde, menino encapetado!

    ResponderExcluir
  2. Viva o João!!! 2 aninhos!!!
    Viva!!!!
    VIVA!!!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom vcs estarem mais perto. Quem sabe iremos fazer uma visita no ano que vem? Bjs em todos. E em especial no João.

    ResponderExcluir
  4. Esse menino tá com tudo e não tá prosa!

    ResponderExcluir
  5. Cadê a opão curtir aqui no blog? ; )
    Clarinha, assim que você estiver bem instalada em Paris vamos marcar um encontrinho!
    Beijão querida.

    ResponderExcluir
  6. Venham sorrindo sim! Mesmo que aqui seja mesmo a terra da cara-carrancuda-para-crianças, também é a terra do je-m'en-fous-da-cara-dos-outros e de todo um mundo de coisas pra la de legais para os pequenos! Rapidinho a gente não liga mais pra cara de ninguém e o que sobra é a alegria de ter tanto lugar e tanta atividade maravilhosa ao alcance das mãos dos nossos petits!

    Soyez (bientôt) les bienvenus!!!

    bises!

    Mari.

    ResponderExcluir
  7. Passou tão rápido...pelo menos pra quem está de fora. Mas com certeza essa nova fase será muito,muito mais cheia de alegrias. Sem falar de novas descobertas. E também vai ficar mais perto e mais fácil de ir ver! Bom novo começo!!

    ResponderExcluir

Comente aqui!