quinta-feira, 29 de abril de 2010

Entrando no oitavo mês

Resolvi contar a todos que estão longe, principalmente ao Pedro, que vai passar esse último e decisivo mês de gravidez do outro lado do mundo, como tudo está caminhando até a hora H. Também tem minha mãe, minhas irmãs, minha avó, a Julinha e todos que não estão aqui. Além disso, quando formos de vez pra Jakarta, esta vai ser uma forma de todo mundo poder acompanhar o crescimento do João e a nossa adaptação por lá.

Muita coisa já aconteceu até agora e acho que o saldo é bem positivo. Quanto às agruras da gravidez, pelo menos pra mim, não foram assim um fardo. Muitas grávidas enjoam pra caramba, engordam, incham e nem conseguem andar direito na reta final. Eu enjoei pouco, engordei na média, faço yoga e hidroginástica (bem, quando não sou vencida pela preguiça), não percebi inchaços, estrias, nada disso e tenho andado sem problemas. Aliás, trabalho oito horas todo dia, dirijo e subo escadas. Gente, eu sou uma atleta! Precisei ficar grávida pra descobrir isso, hahahah. Sério, em geral, fora o peso da barriga, que agora realmente causa desconforto e falta de ar, estou bem. Estamos bem, eu e João.

Mas um tema tem me tirado o sono desde o início da gravidez: a hora do parto. Gente do céu, eu sou muito medrosa e tenho feito de tudo pra me acalmar e levar isso mais numa boa. Por isso, procurei uma doula e faço as tais aulas de hidro e yoga. Mas tenho crises de insônia pensando nisso. Tem gente que é super bem resolvida: quer cesária ou parto normal e pronto, tá decidido. Por que eu nao sou assim? Eu tenho certeza de que o parto normal é bem melhor pra recuperação da mãe e tal, mas morro de medo. Passei por três médicos até achar uma que realmente estimulasse as pacientes a fazerem o parto normal. Ótimo, resolvido, certo? Errado, agora que tô mesmo com medo, hahahaha.

Comecei a ficar tão maluca de tanto ler relatos de parto normal que procurei uma psicóloga pra me ajudar. O conselho dela foi o seguinte: "Pare de ler sobre isso porque o seu parto vai ser diferente de todos os outros. Não tem como prever. Invista seu tempo pensando positivo". Tava dando certo até eu assistir a umas cenas de parto humanizado (desses que a grávida fica peladona de cócoras). Nossa, senhora, achei muito punk. Minha doula achando que iria me encorajar com as cenas e eu querendo vomitar. Bom, mesmo assim, com medo, eu sei que o parto normal é melhor pra cuidar do bebê logo em seguida e pra não dar trabalho pra ninguém, então vou tentar mentalizar um monte de coisas boas pra dar tudo certo e passar por isso mais tranquilamente.

O mais importante é que o João está bem. Na última ultra por que passamos, ele estava com 1,7kg e medindo 38 cm. Normal para um bebê de 28 semanas. Agora já estamos com 33 e eu estou louca pra saber o quanto ele cresceu. No dia 14 de maio, vai ser a próxima consulta do pré-natal e, a partir daí, os encontros com a médica serão quinzenais (medo e ansiedade!). Nessa próxima consulta, vai ser o exame chatinho do estreptococos. Mas também vou ficar sabendo quando vamos fazer a próxima ultra. Eu adoro as ultrassonografias. É muito legal sentir, ver e ouvir o bebezinho ao mesmo tempo :)

7 comentários:

  1. Acho que quando eu ficar grávida não vou querer saber de outros partos, muito menos ver! Vc é muito corajosa, rsrs. Adorei o blog! Aliás, vc tem que mantê-lo depois que for embora pra Jakarta, porque, aqui no Brasil, vamos querer sempre notícias suas, do João e do Pedro.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o blog, excelente ideia!
    Chega logo, João!

    ResponderExcluir
  3. Ótima idéia, Maria Clara! Publique a foto do João para que todos possam ver a lindeza que ele é.

    ResponderExcluir
  4. Aahhhh, adorei o blog e o texto. Já deu saudades de vcs :( Enquanto o João não nasce, a gente manda só energia positiva pra ele, para que vcs tenham um bom parto.
    Bjocas!

    ResponderExcluir
  5. Como é a distância! Nem sabia que você ia ser mamãe. Parabéns!!!

    Minha segunda filha, júlia, nasce começo de junho também (minha mulher faz 34 semanas amanhã).

    Se quiser trocar uma figurinha não sou mais pai de primeira viagem, mas uma gravidez foi completamente diferente da outra!

    Grande beijo,

    Jorge

    ResponderExcluir
  6. Maria Clara,
    Esse momento é muito lindo! Você está uma gravidíssima esplendorosa! Estamos esperando ansiosamente a chegada do João. Deixa mesmo de ler tudo que fala sobre parto. O que vale agora é pensar: se até agora tudo deu certo, por que é que vai mudar. E vai ser assim, até depois do parto. É muito mais simples do que você imagina e é preciso pensar também em tanta gente que já passou por isso. Meu bem, o mundo tem 6 bilhões de habitantes! Relativiza, que tudo melhora! Vou te mandar uma foto do aniversário da Aninha. Você está linda e cheia de luz! O João vai ser uma pessoa muito especial! Beijos

    ResponderExcluir
  7. Por favor, não pare de escrever. Você me dá pequenos momentos imensuráveis de felicidade desde o dia em que me contou que estava grávida, com aquele sorriso escancarado e cheio de brilho que eu esquecerei. Ficou uma grávida linda, super saudável e feliz. E assim será o João! Mil beijos.

    ResponderExcluir

Comente aqui!