domingo, 2 de maio de 2010

Enxoval

Hoje fui comprar as últimas coisas que estão faltando para o João, mas me esqueci do feriado. Esse negócio de feriado no fim de semana é muito sem graça, pelo menos no meu caso, heheheh. Além de não ganhar nenhum diazinho a mais de descanso, ainda perco meu sábado útil. É quando tenho tempo para resolver coisas, como fazer as compras do enxoval.

Em vários sites sobre gravidez e blogs de grávidas, sempre dão a ótima dica de ir comprando tudo que o bebê e a mãe precisam (é muita coisa, ufa) aos poucos e começar cedo para chegar aos oito meses - quando a barriga começa a pesar mesmo - com tudo resolvido e malas prontinhas para levar para a maternidade. Bem, eu consegui comprar quase tudo, ganhei algumas coisas e já tenho as malas. Vazias!

Ainda faltam coisas essenciais às quais eu nem teria pensado antes não fosse a minha sogra! Eu tinha me esquecido das benditas toalhas-fralda, por exemplo. Pra falar a verdade, eu nem sabia que o bebê precisaria disso! Eu comprei 4 daquelas toalhas comuns de crianças com capuz e achei que tava ótimo para os três meses de Brasília. Fail! É justamente nesses primeiros meses que o neném vai precisar das toalhas-fralda porque a pele dele no começo é muito frágil e precisa de um tecido mais delicado. A minha sobrinha, Ana Carolina, usou as dela até os 6 meses! Ela está agora com 8!

Além das toalhas, João ainda precisa de
  • 1 casaquinho
  • 4 mijões (calças avulsas)
  • 3 camisetas avulsas
  • 2 lençois
  • 2 virois
  • 2 cueiros
  • 1 manta
  • fraldas de pano
  • mamadeiras para dar remedio (espero que ele nao precise delas para mamar!)
  • aspirador nasal, trim para cortar unha
  • chupeta, porta-chupeta e prendedor
  • Mais lenços umedecidos, talco, alguns pacotes de fraldas descatáveis P e óleos de massagem
Algumas das coisas dessa lista eu pedi no meu chá de bebê do trabalho, que será na próxima sexta, dia 7, mas outras eu decidi comprar. Em geral, no chá (tanto para amigos, família e para os colegas de trabalho) pedi coisas não muito difíceis de comprar e das quais o João vai precisar muito, como fraldas descartáveis e de pano, além de itens de higiene. Também preferi não pedir roupas porque eu queria comprar a maioria de acordo com meu gosto pessoal. Roupas também podem ser muito caras e aí ficou a critério de cada um se queria ou não dar uma roupinha de presente.

Bom, para uma mãe de primeira viagem, é difícil saber o que comprar e como escolher. Como estou longe das minhas referências femininas (lê-se mãe e irmãs mais velhas que já tiveram filhos), muitas vezes eu nem sabia o significado de muitas peças do enxoval do bebê, como o tal do mijão, que é simplesmente uma calça avulsa, ou a paganzinha, que eu continuo sem saber!

O fato é que é muita coisa mesmo pra comprar e organizar, um universo de novidades. Eu nunca vi uma pessoa que nem nasceu ter tantas necessidades! Mas sabe que é legal? É quase como brincar de boneca de novo, mas muito, muito mais divertido.

Um comentário:

  1. Clarinha, vai com calma nas compras. Tem muita coisa que só adianta comprar depois que o João nascer. A Aninha, por exemplo, nunca pegou chupeta e portanto não precisou de nenhuma (até comprei, mas não rolou) e nem de prendedor de chupeta (que aliás, já ouvi dizer que não é recomendável pq o bebê pode se enrolar).
    - Aspirador nasal, eu nunca tive nem precisei.
    - Lençois e roupa de cama... no começo vc vai precisar de no máximo três. Dá e sobra. Ainda mais em Brasília onde tudo seca em menos de um dia.
    - Fraldas de pano: vc já não disse que comprou um monte? Então espera. Talvez você ganhe mais, talvez nem precise mais.

    Agora, uma dica se vc ainda não sabe. Em vez de usar lencinhos umedecidos, nos primeiros meses, use algodão molhadinho para limpar o bumbum do neném. Eu uso na Ana até hoje. Os lencinhos uso só para quando saímos para passear. O algodão com água (morna ou fria) é melhor, provoca menos assadura. Em algumas farmácias vc encontra um pacotinho de algodão quadradinho que é o máximo. Esses discos de algodão para tirar maquiagem são caros demais. Depois te mostro a marca do algodão que uso, se vc quiser.

    - Não esqueça das meias! Todo mundo adora dar sapatinho de presente pra neném, mas até andar, o que eles usam mesmo são meias, meias e meias. Pode comprar vários pares e de vários tamanhos. Meia nunca é demais! Aliás, tenho um parzinho bem lindinho que comprei pro João e preciso te entregar logo!

    Beijos

    ResponderExcluir

Comente aqui!