Hoje o João completa dez dias de nascido. É incrível, mas parece que já tem um mês. Acho que é a convivência mais intensa que já tive.
Até agora não temos um rotina estruturada como eu queria e planejei durante a gravidez. Isso está me deixando muito apreensiva, porque o mais importante da rotina, pra mim, é poder oferecer certo grau de previsibilidade pra mim, Pedro e também para o João. Assim, a gente poderia ter ideia do que o bebe pode estar querendo dizer quando chora, quando resmunga, quando agita braços e pernas. E o nosso filho vai entendendo aos poucos como sua vida é organizada (claro, de acordo com suas necessidades).
O fato é que eu ainda não entendo bem o que o João quer dizer. Mas já identifiquei alguns padrões de comportamento. De manhã, ele fica bem mais agitado e demora pra tirar sonecas. Já à tarde, ele dorme bem, mas, por outro lado, mama pouco. À noite, consigo prever quase sempre quando ele irá acordar para mamar. Em geral, depois da mamada das 23h, ele acorda por volta de 2h e depois só às 5h. Isso varia caso a última mamada tenha sido mais tarde ou mais cedo. Mas, em geral, ao acordar às 2h, ele está bastante sensível e só o fato de trocar a fralda pode fazê-lo demorar muito mesmo para pegar no sono de novo.
Já que ele fica mais ativo pela manhã, estou pensando em deixá-lo mais tempo acordado nesse período, com sonecas de só uma hora. À tarde, ele dorme bem, mas, como está sonolento, mama menos. Acho que, se eu conseguir controlar melhor as sonecas da manhã, ele pode dormir e mamar melhor pela tarde. Para me ajudar com amamentação (ver se a pega está correta e dar dicas para ordennhar o leite), pedi a ajuda de uma enfermeira que virá aqui em casa amanhã. Vamos ver se melhoramos nesse quesito. A ordenha é para que eu deixe leite materno para ele quando tiver que sair de casa. Engraçado, né! Ordenha...A gente é bem animalzinho mesmo.
Fora isso, vou seguir o conselho da Thais e esperar a primeira consulta com o pediatra para saber se está tudo bem com João, se está ganhando peso e saudável. Dependendo do que ele disser, não vou ficar tão paranóica achando que o menino pode estar com fome toda hora e enfiando o peito na boca dele!
também tenho a impressão de que já se passou 1 ano desde que o paul nasceu, quando na verdade foram só 2 meses, haha. acho que é porque ficamos acordadas mais tempo.
ResponderExcluirquando vc tem consulta com o pedi? com certeza vc ficará mais tranquila! até lá, aguente firme! =)