sexta-feira, 9 de julho de 2010

Choro

João anda chorando muito. Antes ele acordava e ficava olhando o nada um tempão. Agora, quando acorda, em geral, ele chora. Não sei muito bem o que pode estar acontecendo. Será que a gente, em três semanas, mimou muito o menino? Será que ele está com cólicas? Pico de crescimento?

Estou tentando observá-lo pra entender a razão desses choros. Quando ele chora bem alto, arqueando as costas para trás, acho que está com dor. Quando o chorinho vem acompanhado de uma tosse seca e ele morde as maozinhas, acho que pode estar com fome e, quando balança perninhas e bracinhos freneticamente, penso que está muito cansado. Mas, de vez em quando, acho que interpreto tudo errado.

Muitas vezes ele chora de um jeito que parece estar com fome, mas mama bem pouquinho. Outras vezes, quando acho que está cansado, tento acalmá-lo e ele fica mais nervoso. Como estou com dificuldades para interpretar o que ele quer dizer, a rotina vira uma bagunça. Fora que receber visitas têm sido difícil porque ele sempre dá ataques de choro quando vem alguém aqui. Será que ele fica incomodado com pessoas estranhas?

Todo mundo diz que os recém-nascidos são difíceis mesmo e que tudo melhora depois do terceiro mês, quando passam as cólicas. Mas, como ensina Tracy Hogg, eu gostaria de iniciar uma rotina com ele já para não ter que consertar as coisas depois, quando ele já estiver acostumado a hábitos que eu não acho saudáveis pra ele, como comer a hora em que der na telha e o tanto que quiser, não ter hora pra dormir, etc.

8 comentários:

  1. com certeza fica incomodado com as pessoas. isso é o que mais cansa um RN, pelo que eu percebi. depois das visitas, procure ficar super tranquila com ele.. no quarto com a luz baixa etc.

    tenta não cair na coisa de achar que toda hora é fome! ele está ganhando peso bem, então vc pode controlar. se ele mamou bem e está chorando pouco depois, com certeza não é fome - é provável que sejam gases. faça massagenzinha, deixe-o de pé no ombro pra arrotar mais uma vez. se ele estiver chorando depois de 2h que mamou, aí é fome mesmo. a tracy hogg fala 2h30 e 3h, mas eu acho que com RN o intervalo é menor.

    ResponderExcluir
  2. Oi querida,
    tenho um menino de 1 ano e 4 meses que é um anjo, mas que me deu muito trabalho no início. Chorava demais, não mamava direito (e aí a gente achava que ele chorava de fome) se irritava com visitas e sempre tentava arquear as costas pra trás quando chorava, depois de mamar, ou quando estava dormindo (a gente pegava ele nessa posição constantemente. No fim das contas descobrimos que era refluxo. Algumas crianças exteriorizam o leite e chegam a vomitar, mas outras o alimento volta só até o meio do esôfago e o diagnóstico acaba sendo demorado porque não tem outros sinais, só o choro. E acabava que ele chorava de fome tb porque por causa do refluxo, não se alimentava direito Observe mais um pouco e converse com o pediatra dele.
    Bjos
    Julia

    ResponderExcluir
  3. Apesar da intenção ser boa, as visitas atrapalham sim. Aquele bebezinho que antes conhecia só o útero e ouvia voz do papai e da mamãe agora tem que lidar com milhares de sensações novas e eangustiantes para eles. Li o livro da Tracy Hogg e indico de olhos fechados pra quem pretende criar um bebê calmo e seguro.
    No começo a rotina é um pouquinho mais difícil, mas o segredo é fazer as coisas em sequencia. Tipo banho, mamá e cama. Não precisa ser cronometrado, mas que seja mais ou menos na mesma hora todos os dias.
    Uma dica pra quando ele ficar muito agitado é enrolá-lo prendendo as mãos, segura-lo o colo e falar calmamente e fazendo o 'ssshhhhh'. Ajuda a que eles se sintam seguros.
    Sobre o refluxo, ouvi uma entrevista de um pediatra dia destes que dizia que, quando o médico não sabe o que é diz que é refluxo.A quantidade de crianças que tomama leite artificial e remédios crescem a cada dia, a maioria sem necessidade, por puro comodismo de médicos que preferem diagnosticar isso a explicar pra mãe que bebês choram pois é assim que externam emoções. Se seu epqueno engorda e mama bem, provavelmente não é refluxo.
    Desculpa o mega comentário, me empolguei.
    Beijos
    Amanda

    ResponderExcluir
  4. Meninas, muito obrigada pelos comentários e dicas. Vou observar mais e insistir na rotina! Depois conto quais foram os resultados!

    ResponderExcluir
  5. Oi Clara,
    Não se preocupe: quando o Léo era RN também ciclava muito... passava dias mamando demais, outros menos... em outra semana chorava muito, em outra dormia pouco ou muito... O João ainda está se adaptando ao novo mundo fora do útero.
    Quanto a rotina, sem querer te desanimar, pois cada criança é de um jeito, até hoje, aos 6 meses, não consegui estabelecer uma rotina com o Léo.
    Tento manter as sonecas do dia sempre no mesmo horário e nada, ele dorme na hora que quer. Mesmo dormindo sempre no mesmo horário a noite, ele acorda em horários diversos até hoje para mamar de madrugada. No começo eu fiquei bem nervosa, me sentindo incapaz de ser uma boa mãe, mas agora relaxei...
    Muitos beijos,
    Dani

    PS: Achei tão bonitinha a "família" de desenhinhos (My stick family) do seu blog: entrei no site, mas não sei como adicionar no meu blog, vc pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  6. Foi exatamente isso que eu fiz, mas aparece que a O URL contém caracteres inválidos...
    Vixi...
    Gostou do site das músicas personalizadas? Nem é caro, né?!

    ResponderExcluir
  7. Clara, vamos ver se a gente descobre. O João por acaso tem preferência por esse peito que está maior? Se ele mama, suga mais nesse peito como consequência o estímulo é maior nessa mama que produz muito mais leite. Outra hipótese é que esse peito que está maior pode ter muito mais células secretoras de leite, e talvez esse peito fosse levemente maior que outro antes da gravidez. Vou dar uma olhada nos meu livros e se descobrir mais alguma coisa te escrevo. Tu está intercalando os seios nas mamadas? beijocas em vcs.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Maria Clara! O Téo também dormia super bem, era bem calminho e de uns dias para cá ficou mais irritado. Antes, para ele dormir era só dar de mamar e colocar no bercinho que ele ficava olhando para o "nada" até adormecer como um anjo. Agora todo dia é uma dificuldade para sabermos o que ele quer. Teve um dia em que a chupeta resolveu, no outro tivemos que deixá-lo dormir no colo, depois teve um em que nada resolveu, ele chorou até não aguentar mais! Teve um em que coloquei no peito de novo, apesar de ele já ter mamado bem, de tanto "desespero materno" para vê-lo ficar tranquilo. E ontem ele dormiu bem fácil, calminho, calminho. Ou seja, não estamos entendendo nada! Rsrsr... Pelo menos parece que é normal ter essas "mudanças de humor", né...
    O único choro que eu consigo identificar com certeza é o da fome porque ele morde as mãozinhas e vira a cabecinha procurando o peito. E faz carinha de gatinho do Shrek quando o coloco no colo para dar o peito! Uma fofura!
    Beijos

    ResponderExcluir

Comente aqui!