Como contei antes, João estava chorando muito e eu com medo de estar interpretando tudo errado. Por causa disso resolvi observá-lo durante esses últimos dias pra tentar entender melhor o que anda acontecendo. Anotei quase tudo que ele fez nesses últimos dias. "Coloca um chip no menino", provocou Pedro. Hehehehe, engraçadinho. Depois que todos se beneficiarem das incríveis mudanças que pretendo implementar nessa falta de rotina e João ficar tranquilinho, vai ter que dar o braço a torcer...Assim espero :)
Enfim, o que percebi é que ele está mamando menos. Antes, mamava uns 40 minutos, agora, pela manhã, com muita insistência, ele mama 20 minutos. Muitas vezes, só dez. Quase sempre fica sonolento depois de mamar, tira um cochilinho enquanto o coloco pra arrotar e acorda assim que arrota. As sonecas pela manhã são curtinhas, uns 40 minutos só. Acho que mamar pouco leva a dormir pouco.
De acordo com Tracy Hogg (a encantadora de bebês), os problemas do sono geralmente estão relacionados a problemas de alimentação. Então, estou tentado estimulá-lo a mamar mais para ver se isso repercute nas sonecas.
À tarde, ele mama melhor, mas as sonecas variam. Às vezes, desmaia e, outras, simplesmente não dorme. Tento fazer o esquema EASY da Tracy, com amamentaçao, atividades e soneca, mas ele demora um tempao pra pegar no sono com o tal do método enrolar na manta e shhhhh. Fora isso, dorme no máximo meia hora. Parece um esforço enoooorme para pouco resultado. Talvez eu não esteja fazendo direito.
Eu também não sei ainda se vai funcionar com o João mamar, brincar e depois dormir, porque é como se eu o acalmasse (na hora de mamar), depois o estimulasse e, em seguida, o colocasse pra dormir! Enfim, de acordo com a própria Tracy, as 6 primeiras semanas são um período de ajustes e de recuperação do pós-parto. Eu ainda me sinto extremamente cansada. Mal durmo à noite e fico tendo pesadelos e acordando o Pedro toda hora...
Fora isso, amanhã é consulta com o pediatra. Vamos ver como o pequeno está de saúde e tirar as dúvidas sobre as malditas cólicas e gases que andam importunando tanto o menino e atrapalhando as nossas vidas.
você mudou da livre-demanda pra rotina né? talvez ainda seja cedo. dê prioridade à amamentação. se estava dando certo antes, espere mais um pouco para implementar a rotina.
ResponderExcluirRecebi esse link ontem de uma amiga mamãe, quem sabe ajude...
ResponderExcluirhttp://solucoes.multiply.com/journal/item/1/1
Eu li o livro da Tracy e não consegui seguí-lo...
Quanto a figurinha da família, dei um jeitinho... rs Criei como figura mesmo, fazer o que?!
Beijinhos
Oi, Clarinha,
ResponderExcluirCheguei aqui por um comentário seu que vi no post da Chuvisca e passei aqui pra contar minha experiência com a assimetria dos seios. Meu peito direito sempre parece mais duro que o esquerdo (mesmo que eu o veja menor no espelho). Parece que os dutos dele fluem pior que os do outro, daí fica uma espécie de caroço que minha filha não consegue mamar. Teve até uma época que parecia que ia empedrar, passou a noite doendo. Mas desencanei. Massageio sempre que dá, mas me conformei ao descobrir que os seios não são iguais.
Quanto à rotina, a encantadora de bebês tem dicas ótimas, mas toda vez que tentei estabelecer horários ou intervalos pras mamadas, me ferrei. Inclusive assim eu comecei muito mal na introdução de alimentos, e estou aprendendo a respeitar o ritmo natural da minha filha. Eles sabem muito bem quanto precisam comer, e não há problema nenhum se um bebê de 6 meses quer mamar de 2 em 2h. O importante é que nossos filhotes estejam saudáveis, né? Porque de nada adianta botar a criança num cronograma e depois o pediatra te dizer que ela não engordou o suficiente. Enfim, siga seu coração. Isso não é paternidade acidental, é instinto materno!
Espero ter ajudado!
Clarinha, é super normal os bebês mamarem menos ao longo dos dias. Na realidade eles não estão mamando menos, mas sim de uma maneira mais eficiente, pois adquirem força e aprendem a sugar e conseguem esvaziar o peito mais rápido. Desencane um pouco da função da rotina pq ela se estabelecerá naturalmente. As primeiras semanas são realmente um desafio pra nós mamães. Um beijão.
ResponderExcluirBom, não tenho um comentário-dica, mas tenho um comentário pra descontrair: Se vc colocar um chip no menino, como diz o Pedro, vai ser uma ótima oportunidade para gritar: "Me dá meu chip, Pedrooooo!" Pense nisso. Hehehehe.
ResponderExcluirSaudades! Semana que vem vou entrar de férias, quero ir visitar vcs! Bjo