domingo, 15 de agosto de 2010

Dois meses

Todo mundo me pergunta como estou me sentindo como mãe. Posso dizer, com certeza, que, a partir do dia 14 de julho, quando João completou um mês, tudo está mais tranquilo. O primeiro mês é muito punk. Tudo é novidade para os pais e para o bebê. Ninguém nunca demandou tanto de mim, em tempo integral, e isso é assustador. No segundo mês, o bebê começa a interagir com os pais, a se acostumar com o mundo e com as pessoas e a gente passa a entender melhor o rebento.

Hoje, João completou dois meses e está tudo bem. Peso e tamanho ok, segundo o pediatra. Ele ainda não engordou o suficiente pra alcançar a curva dos bebês grandões, mas ganhou bastante peso e está quase lá.  Ele está pesando 5.785kg. Quanto ao tamanho, já está lá: tem 62cm!

Muito esforço foi feito para ele engordar e crescer assim, pelo menos da minha parte. Chorou, dá-lhe peito. Isso, no meu caso, significa toda hora mesmo. O pediatra disse para tentar espaçar mais as mamadas, mas é difícil, porque João realmente mama muito. Ele se cansa de tanto mamar. Eu me canso. Daí ele tira uma hora de intervalo ou menos(!!) e já quer mamar bastante de novo. O que fazer? Deixá-lo se esguelando de fome até passar mais tempo ou dar leite artificial? Por enquanto, tenho conseguido dar o peito.

No caso do Pedro, ele também cresceu bastante como pai e participa muito de todo o processo de criação do João. Adora conversar com o filho, brincar, estimular. Além disso, algumas tarefas estão com ele, como num acordo tácito entre nós, como passear e dar banho. É bom, porque eu passo muuuito tempo com ele no colo, amamentando. E pai tem que ser pai em todos os momentos, eu acho. Esse negócio de "eu não troco fralda"é coisa de gente velha, machista e, sobretudo, bem egoísta. Mas esse é um assunto pra outra postagem.

Mito: quanto maior o bebê, ele mamará com mais eficiência ou quanto mais ele mamar, mais leite vai produzir. Para mim, não é bem assim, não. João está crescendo e engordando graças a mamadas cada vez mais frequentes e, algumas vezes, complementadas com leite artificial. Novamente, pergunto. Fazer o que, caso o leite dos dois seios acabe e o menino ainda quiser comer? E já respondo: dê mamadeira. O importante é o menino comer.

E uma última palavrinha sobre rotina. No início eu fiquei muito preocupada em implementar uma, pra ter mais tranquilidade no dia a dia. Não consegui. Quando o João chorava, não entendia que podia ser fome depois de ele ter mamado um tempão. Agora, que ele mama o tempo todo, dorme bem melhor e, vejam só, estamos quase vivendo uma rotina, com hora de acordar e dormir mais ou menos igual todo dia, banho de sol, passeio e banho de banheira, idem.

São ganhos pequenininhos a cada dia, mas ainda teremos muito pela frente, especialmente porque tudo vai virar de cabeça para baixo, quando avançarmos dez horas no tempo, ao nos mudarmos para Jacarta. A data já está marcada: dia 25 de setembro!

5 comentários:

  1. Oi Clarinha,

    E assim, com tudo isso que vc contou, nos tornamos mães, não é? Hoje o Léo já está com 7 meses e passou tão depressa...foi difícil, pois ele, como o João, também sempre dormiu pouco e mamou muito.
    Eu me arrependo de não ter dado a mamadeira não por falta de leite, pois quando isso acontecia, minha gineco me indicou tomar plasil e meus seios se enchiam rapidamente, mas porque o Léo demorou muito para pegar a mamadeira depois, quando voltei a trabalhar.
    Hoje, depois de noites sem dormir e stress por não conseguir implantar uma rotina como eu queria, posso dizer que estamos bem, com horários para as refeições, banho e hora de dormir a noite. No entanto, ele não tem rotina para as sonecas, e eu tenho respeitado.
    É assim mesmo como vc disse, eles vão se acostumando com o mundo, e a gente com eles e com a nossa nova vida; e o amor, esse fica cada dia maior.
    Beijos,
    Dani e Léo

    ResponderExcluir
  2. Lembra o que eu te falei sobre a rotina? Ela vai se criando naturalmente, sem estres. E dar o peito à vontade pra mim foi a solução dos meus problemas. Tu vai morar assim tão longe mesmo? Nossa, que legal.

    ResponderExcluir
  3. Oi Clarinha! Quanto tempo eu não passava por aqui.

    Me deu um certo alívio ler o primeiro parágrafo desse post. A Mel tem 13 dias e realmente, é MUITO punk. Vc resumiu bem "ninguém nunca demandou tanto de mim, em tempo integral, e isso é assustador". É isso que eu sinto. Nem tive tempo de postar mais no blog, só de dar uma olhada rápida no de vcs.

    Mas que bom saber que o João está bem, mamando bastante. E parabéns por vc manter ele mamando no peito, eu sei como é cansativo quando eles resolvem mamar 'sem fim', haha.

    Obrigada pelo selinho! Vou postar assim que der.

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Oi, Maria Clara! Como João está grande! Téo tem 5,2kg e já acho ele tão pesadinho! Hehehe... Eu adotei a livre demanda desde que Téo nasceu e percebi que as mamadas foram diminuindo de intervalo em vez de aumentar neste mês. Antes eram 2h30 e agora tem vez que passa pouco mais de 1h e ele quer o peito de novo. Me disseram que pode ser por causa da seca, que faz eles terem mais sede... Não sei, vamos ver como fica quando começar a chover...
    E ele começou a dormir mais depois que fez um mês de vida. Ele mama bastante à tarde e no começo da noite e aí "capota" por seis, sete horas seguidas. Ele começou a fazer isso do nada, sozinho. Acho que eles vão regulando o "relóginho" deles com o tempo, né...
    Beijos e tudo de bom para vocês

    ResponderExcluir
  5. Katrine, eu tô achando que pode ser a seca mesmo! E, com o João, acontece a mesma coisa, ele mama bastante durante o dia, mas já dorme bem mais à noite, mas, chega, no máximo a 5 horas seguidas.
    Michele, obrigada pela visita, mesmo com Mel tão pequenininha ainda! Sei como é corrido!
    Ju (olha a intimidade!), Pedro trabalha no Ministério das Relações Exteriores, e foi transferido pra lá!

    ResponderExcluir

Comente aqui!