João está dando muito trabalho para dormir. Melhorou um pouco depois que saímos do hotel e viemos pra casa, mas continua acordando muito à noite. Ele tinha toda uma rotina de dormir lá em Brasília que foi totalmente quebrada quando viemos pra cá. Além disso, tem o fuso horário - são dez horas de diferença -, os ambientes diferentes, os dentes que nasceram (dois dentinhos inferiores) e um grande salto de desenvolvimento, porque deu pra perceber que ele aprendeu a fazer várias coisas novas. Agora ele faz bolinhas de cuspe, puxa os pezinhos, rola pra todo lado, quase engatinha. Enfim, um monte de novidades.
Todo mundo diz que, para o bebê dormir bem à noite, tem que descansar e se alimentar bem durante o dia e ter uma rotina, principalmente antes da noite de sono. Estou tentando obedecer isso tudo, mas sem muito sucesso. Tá difícil. Fora isso, acho que outra coisa atrapalha. Ele viciou em dormir mamando e talvez pese no desconforto noturno a falta do peito o tempo todo.
Nunca quis que isso acontecesse, mas, como ele estava bem abaixo da sua curva de peso aos dois meses, o pediatra sugeriu dar o peito em livre demanda e aproveitar toda a necessidade de sucção do bebê, fazendo-o mamar, mamar e mamar. Deu certo e ele agora está ótimo, mas tenho que lidar com esse efeito colateral e tentar mudar o fato de ele precisar do peito pra continuar dormindo. Se ele mamasse até dormir e dormisse bem, sem acordar, eu não me incomodaria.
Só que não dá pra mudar de uma hora pra outra e, por isso, me pareceu razoável tentar a técnica da remoção gentil. Também estou seguindo o conselho da Tracy Hogg para amamentar o bebê sempre que ele acorda pra ver se ele passa a associar as mamadas a acordar e não a dormir. O pediatra também sugeriu começar a introduzir os sólidos pra ajudar a matar a fome, mas João não tem aberto a boca pra nada. Seguimos tentando.
Como está nossa rotina:
5h - João acorda e mama, mas fica resmungando até umas 7h, quando acorda de vez.
7h - acorda, mama, troca a fralda, toma banho de sol.
8h30 - Passeamos pela rua de casa e ele dorme, geralmente entre 40 minutos e uma hora. Se acorda chorando, mama um pouquinho pra dormir mais uma meia hora.
9h30 - Acorda, tento dar algum alimento, tipo banana amassada, e brinca até umas 11h30.
11h30 - dorme de novo (mamando, porque tb não quero acostumá-lo a passear pra domar sempre). Novamente, a soneca dura uns 40 minutos.
12h10 - acorda, mama e fica brincando até umas 14h ou 14h30.
14h - Dorme de 40 minutos a uma hora. Depois que acorda dessa soneca, começam as dificuldades pra dormir.
15h ou 15h30 - Acorda, mama e em geral não dorme mais de dia. Desconfio que tem a ver com a hora que o pai chega em casa, por volta de 16h30. Acho que ele quer brincar com Pedro e vice-versa.
18h30- banho dado pelo pai
18h45 - massagem
18h55 - começa a mamar pra dormir. Com sorte, ele mama quase uma hora e dorme. Aqui, tento a técnica da remoção gentil novamente. Quando dá certo, ele relaxa bem e mama um tempo de olhinhos fechados até entrar no sono de verdade. Quando dá errado, mama bastante, mas não dorme de jeito nenhum. Nem com peito, nem ficando no berço, nem colo, nada. Chora, chora, chora, dorme tarde e fica acordando a noite toda.
Pra esclarecer, já tentei colocar o Pedro pra pega-lo no colo quando chora, já tentei deixar no berço, já tentei coloca-lo no colo e ficar cantando. Enfim, o que dá um pouco certo é mesmo mamar, mas nem isso está adiantando muito. Ah, sim, ele não mama mamadeira de jeito nenhum, não gosta de chupeta, não está aceitando os sólidos. Não brincamos com ele quando acorda de noite, sempre olhamos se está com fralda suja, etc. Não sei mesmo o que pode estar acontecendo. Talvez as mudanças todas ainda estejam interferindo muito na vida dele. Espero que melhore rápido! Alguma sugestão?
Clara!
ResponderExcluirConheci seu blog atraves do "Pequeno guia pratico...".
Os primeiros meses da Luisa tb foram punk. acordava muito a noite. E a unica maneira de faze-la dormir era no peito. Como vocês, nos também fizemos mudança com um RN (duas!!!)...uma delas de pais.
Também acho que respeitar a rotina ao maximo é fundamental. Mas quando eles são tão pequeninhos realmente é dificil. Eu as vezes me sentia frustrada porque mesmo tentando fazer tudo bem a Luisa seguia sem dormir a noite.
Foi as 5, 6 meses...quando ja estavamos em casa, bem instalados que as coisas começaram a melhorar. Também tive que ensina-la a dormir na cama dela, sem nenhum fator externo pra que ela começasse a dormir a noite inteira.
No meu blog fiz um post sobre o sono. Se vc tiver tempo da uma passadinha la.
Estou te seguindo.
Um beijo, Isadora.
Ele é muito novinho ainda. Eu tb tentei fazer o mesmo quando a Lulu tinha essa idade e não deu certo, ela chorava e eu ficava com o coração na mão. Mas vc vai ver que la pelos 6 meses tudo fica mais facil.
ResponderExcluirForça na peruca! rs
Beijo
Oi, Maria Clara! Acho que você está fazendo tudo certo, se é que existe "certo" quando a gente está falando de bebês... Na minha modesta opinião (rs), deve ser a mudança radical que está influenciando o João. A única diferença que eu vejo entre a rotina do Téo e a dele, é que o Téo já mama bem menos. Eu não coloco no peito mais. Espero ele chorar de fome. Ele fica umas três horas, três horas e meia sem mamar. Aí reparei que ele mama bem mais rápido e sem dormir. Mesmo na mamada do fim do dia, em que ele dorme no peito, na hora em que ponho para arrotar ele acorda. E só vai dormir mesmo no berço. Tipo: mamar é para matar a fome. Acho que ele "entendeu" isso. E aí para o resto da vontade de sucção acabou aceitando bem a chupeta. Mesmo tendo ficado quatro meses sem! Só começamos com a chupeta agora porque ele estava chupando dedo...
ResponderExcluirSobre o berço, o que me disseram é aquela história de que ele tem que gostar do canto dele. Então, vale móbile, colocar ele deitado e cantar, colocar uma música relaxante tocando enquanto ele tá lá, colocá-lo abraçado com um ursinho com seu cheiro... E quando nada disso funciona e ele chora mesmo assim, eu fico mudando ele de posição dentro do berço. Coloco de lado e balanço ele, ponho de barriga para cima, ligo o móbile, canto... Aff... hehhe...
Eu estou trabalhando, mas só duas vezes por semana. Sou professora agora, então só saio quinta à noite e sexta de manhã. No resto do tempo fico com ele, estudando para o meu doutorado. E o Yuri me ajuda de manhã, porque só está trabalhando à tarde. Está do jeito que sempre quisemos: nós dois nos revezando nos cuidados com ele.
É isso. Vamos torcer para esses mocinhos aprenderem logo a dormir a noite toda, né... mamães também merecem uma noite de sono com oito horas, poxa... hehe...
Ah, esqueci de comentar: como João está lindo! Parabéns!
ResponderExcluirBjs
Clarinha, parabéns atrasado, tudo de bom e muitas felicidades!! Que bom que teve um niver feliz...
ResponderExcluirBom, infelizmente nao posso palpitar sobre o sono do Joao, mas acredito que a mudança ainda deve influenciar o sono dele.. já já ele estara dormindo bem melhor, com certeza.
Beijo pra vcs!
Oi Clarinha,
ResponderExcluirEu passei exatamente por isso com o Léo... dá uma olhada no blog, acho que são os posts de agosto. Percebi que ele estava "viciado" em peito e resolvi cortar a mamada da tarde (ele estava com quase 8 meses). Depois de 3 dias, mais ou menos, ele começou a acordar apenasa 1x/noite. Eu enrolava, ele chorava, e nada de mamar. Aos poucos fui cortando o peito, até para totalmente (durou umas 2 semanas) e assim ele passou a dormir a noite toda.
Sofri, pois queria amamentar até mais de 1 ano, mas minha vida mudou, e a dele tbm, ficou mais disposto e bem humorado!
Siga seus instintos!
Beijinhos