quinta-feira, 19 de maio de 2011

Alimentação na Indonésia - Blogagem Coletiva

Desde que o menino nasceu e grudou nos peitos da mãe, um estranho fenômeno: um peito ficou bem maior que o outro. Mas aí eu li que era só oferecer os dois na mesma medida que isso se regularia. Not.

Sabe aquelas feridas e a tal dor do início da amamentação? Comigo foram três meses. E o peito maior que o outro. Bem maior.

Tomei remédio, fiz consultas, li um monte de blogs, entrevistas, matérias e o peito maior que o outro. Em raros casos, um seio tem mais células mamárias que outro e produz mais leite. Caso raro acontece? Pois é.

O menino achava bom aquele peito grande e não desprezava o pequeninho. Assim vivemos, com blusas largas para disfarçar e o menino feliz da vida.

Até que, aos cinco meses, o menino não cresceu nem engordou; eu entrei em parafuso, quis dar complemento, quis dar fruta e o menino nem aí. Ele queria era o peito grande, o peito pequeno.

Insisti, insisti. Hoje ele come bem no almoço e jantar. Se fosse indonésio, comeria arroz no café da manhã. Mas eu, que não sou nenhum prodígio na cozinha, e tenho que cuidar da alimentação (saudável) de alguém - tadinho - , preferi não inovar e seguir as recomendações do pediatra brasileiro.

O doutor passou receitas de papas salgadas. Sempre papinha de legumes variados, com carne de vaca ou frango, além de arroz e macarrão. O médico indicou fígado também, mas a gente não achou aqui.

Agora que João é quase um rapaz, vamos começar a dar comida de gente grande na hora do almoço. Vai ser a mesma comida que a gente come, com mais legumes cozidos e menos condimentos. Tô vendo que os pais é que vão aprender a comer!

As mamadas estão diminuindo desde os oito meses. Foi um sacrifício fazer o menino parar de mamar e começar a comer. Agora, com onze, ele só mama no peito uma vez, de manhã e os peitos voltaram a ter um tamanho parecido. É o fim da mãe monoteta.

Para saber sobre alimentação de outras mães e seus filhos em vários cantos do mundos, visite o Mães Internacionais!

8 comentários:

  1. Meu peito direito era muuuuuuito mais eficiente que o esquerdo, era o favorito e até hoje se apertar sair leite, acho bizarro já que o pok parou de mamar faz cinco meses... mistérios da natureza!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Clarinha Adorei a história da mãe monoteta... ahahahah Pois é, a gente é que acaba aprendendo a comer com eles, não é? Tb presto mais atenção desde que eles participam da nossa alimentação e a família toda ganha com isso.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  3. Arroz no cafe da manha?? Com curry ne?? Ainda bem que o João tem um pediatra bem mais criativo ne não!!
    Beijo Clarinha : )

    ResponderExcluir
  4. Ahahah, mae monoteta foi otimo!

    Pois eh, a gente nao muda time que estah ganhando e teu menino-tigre seguiu à risca. Jah por aqui, acho que o Felipe nao fez a maior questao de exclusividade dom o leite artificial... Compreensivel! :o)

    Beijinho!

    ResponderExcluir
  5. Clarinha olha aqui na Costa Rica o café da manha é arroz e feijao , sim arroz feijao e ovo mexido mas se vc quiser rola até carne! Ainda acho meio bizarro mas já superei hahaha. E nesses casos o jeito é a gente cozinhar e alimentá-los do nosso jeito né!! Beijos

    ResponderExcluir
  6. Clarinha,

    Como eles acabam tendo preferência por um peito. Lembro que sofri bastante por conta da quantidade de leite que tinha em um. Ele mamava e logo estava cheio.
    Mas são fases e sentimos saudades!
    Sabe que também estamos na fase de reeducar a nossa alimentação por conta dos alimentos encontrados aqui e para garantir uma alimentação saudável aos pequenos.
    Boa sorte! Vamos conversando... Que tal?
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  7. hehe casos raros sempre acontecem comigo...sabe aquele caso que só 1% da populacao tem? pois é, eu vou provavelmente ter. =) engracado que ai vc comecou com as papinhas salgadas...aqui a maioria comeca com as doces/de fruta ;) bjs!

    ResponderExcluir
  8. Maria Clara, eu nunca achei que ter um peito bem maior que o outro era estranho. Rola demais isso... nunca me importei.
    Ingrid, o meu leite também ficou saindo muito tempo depois da minha filha Ana Maisha parar de amamentar, mas daqui a pouco seca, fica tranquila. E tudo volta ao normal. Eles ficam um pouquinho mais murchinhos, msa não menos interessantes, dá para garantir! Amamentar é o maior barato! Adoro, curto muito. Também é divertido botar o neném para comer e experimentar tudo. Tem que deixar eles fazerem bastante bagunça com a comida, experimentar com a mão. Isso é importante para a criança se relacionar bem com a comida - dica de outra mãe que serviu muito bem com a Ana Maisha.
    Marie Claire, onze meses! Gente! O tempo passa mesmo. Ai que fofura, daqui a pouco ele será um serzinho falante, cheio de ideias e decisões, com tatos para todo o lado. Que fofura! Estou curtindo muito a sua visão da maternidade. Beijos!

    ResponderExcluir

Comente aqui!