terça-feira, 10 de maio de 2011

Essa é pra quem tem peito

Mostrar os peitos na rua. Constrangedor? Na Europa, muitas mulheres dispensam a parte de cima da roupa de banho. No Brasil, precisa dizer que peitos e bundas estão nos cinemas, revistas, internet, outdoor e em tantos outros lugares? Ninguém se sente afrontado a ponto de reclamar. Diante dessa realidade aparentemente tão liberal em muitos países da Europa e no Brasil, por que diabos a amamentação em público parece ser um tabu? Por que tirar para fora o seio e dar mamá ao bebê não pode, é feio e incomoda tanto?

Semana passada, circularam na internet duas notícias que me deixaram pasma e puta da vida. A primeira, sobre uma mãe que foi expulsa de um pub inglês por amamentar seu bebê. A segunda relatava a expulsão de outra mãe, brasileira, em São Paulo, num salão de exposições. Eu já sabia da fama dos europeus quanto à intolerância à amamentação em público, mas não imaginava que chegaria a tanto. Em relação ao Brasil, nunca esperava ler uma coisa dessas. Eu devia estar realmente iludida quanto à realidade brasileira no tocante a este aspecto porque me surpreendi ainda mais com os comentários dos leitores brasileiros quanto à expulsão da moça inglesa. Muitos a insultavam, argumentando que ela era uma mãe irresponsável por levar um filho pequeno a um "boteco" e outros insistiam que ela ficasse em casa. Afinal, pra que foi ter filho? 

Bem, eu não conheço a tal moça e sei apenas o que li sobre a história, portanto não posso atestar nada sobre suas condutas como mãe, apenas sobre uma. Ela estava amamentando seu filho. Amamentar é garantir mais que comida, é se esforçar para que o filho cresça e se desenvolva com saúde. Essa atitude eu apóio de olhos fechados. Se é no bar, no banheiro, na calçada... tanto melhor, essa mãe não vai nunca deixar seu bebê passar fome. Mas ela foi punida justamente por fazer o que as mães devem fazer, se puderem: amamentar os rebentos. Alguém por acaso a mandou embora do pub antes de ela amamentar o bebê?  

No caso da mãe brasileira, ela foi ao Itaú Cultural, em São Paulo, a fim de assistir a uma exposição. O filho começou a chorar e ela logo tratou de amamentá-lo. Durante a mamada, uma funcionária disse que a amamentação estava proibida no lugar. De novo, pro - i -bi - da. Engraçado que, nos dois casos, ninguém se indignou com a presença dos bebês nos locais. E assim, minha dúvida persiste. Por que afinal a indignação se deu quando as mães resolveram alimentar os filhos? Esperava-se que elas dessem mamadeira, que elas se cobrissem, que elas não existissem?

Pois o fato é que as mães existem, têm peitos, colocam-os para fora na hora de amamentar e, agora é sua vez de pasmar,  também as mães precisam de vida social. Sério. As mães também comem, dormem (tá, só de vez em quando) e jogam conversa fora. Não sabia? Uma rede de amigos, uma rede de apoio, uma saída de vez em quando são fundamentais para aliviar a tarefa mais árdua que existe na vida de uma mulher, que é, no meu ponto de vista, a de criar um filho. Mães precisam compartilhar o ser mãe e precisam falar de outros assuntos. Mas acontece que mães de filhos pequenos, em geral, não podem se dar ao luxo de deixar os pequenos aos cuidados dos outros, a não ser que não amamentem - o que já vem ocorrendo em muitos cantos da Europa - veja relatos de mães brasileiras espalhadas pelo mundo sobre amamentação

É claro que a pessoa deve ter em mente os costumes do lugar onde mora para não sofrer constrangimentos ou até violência. Mas aqui estamos falando de países ocidentais, laicos e democráticos,  ou não?

Sobre a mãe brasileira, achei corajosa sua reação. Ela simplesmente se recusou a sair do lugar e a parar de amamentar seu bebê. Não só isso: ela organizou um movimento coletivo na internet contra sua expulsão e o diretor do Itaú Cultural acabou pedindo desculpas públicas a ela. Ele prometeu que os funcionários serão mais bem orientados daqui para frente. Tem mais. Um mamaço coletivo está previsto para o dia 12 deste mês no mesmo lugar onde a mãe brasileira foi expulsa. Essa é pra quem tem peito.

Por fim, e não menos importante, aqui em Jacarta, num país de maioria muçulmana onde as mulheres mal mostram o rosto, pude amamentar livremente em público sem sequer uma cara feia voltada para mim. No cinema, os peitos são censurados.

Veja, na revista Crescer matéria sobre o mamaço coletivo com links para as matérias sobre as mães expulsas de onde amamentavam em público.






11 comentários:

  1. Eu sempre tive muita sorte, viu? Não sei o que faria numa situação como essa. Mas calada eu não ficava.

    ResponderExcluir
  2. Eu nao vi essas noticias e é no minimo revoltante né, as pessoas sao ccheias de falsos pudores entao peito e bunda em qualquer capa de revista de qualquer jornal onde criancas de qualquer idade entram nao tem problema agora amamentar nao pode? Um ato puro e natural? Nao entendo! Ponto pra brasileira que fez barulho! Confesso que eu nao sei se conseguiria reagir assim nao, ficaria tao chocada que ficaria sem acao. Pelo jeito a sociedade ainda é mais arcaica do que a gente imagina e pelo que parece mae tem q ficar trancada em casa mesmo. Muito triste.... Por outro lado ótimo post clarinha!

    ResponderExcluir
  3. Em nova iorque, que eu visitei quando o pequeno tinha uns 6 meses, fui informada que é contra a lei amamentar em público... cheguei a entrar no banheiro da apple store pra dar de mamar. Em compensação, aqui em Roma, eu tirava o peitão em qualquer lugar.. brincava que paguei peitinho pra metade da cidade e pra pelo menos 1 milhão de pessoas! Acho muito estranho que amamentar no peito ainda seja tabu em tantos lugares...

    ResponderExcluir
  4. Vai ter mamaço no Itau Cultural dia 12 de maio!
    http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,grupo-fara-mamaco-apos-mae-ter-sido-impedida-de-amamentar-em-exposicao,715494,0.htm

    ResponderExcluir
  5. oie ... hum aqui em Londres alguns Pubs não permitem a entrada de crianças e, em certos casos, eu até entendo. É uma maneira de evitar que algumas mães, as irresponsáveis, levem seus filhos a qualquer lugar. Agora o grande problema dos ingleses é que eles não sabem ter flexibilidade.
    Agora fiquei pasma com a notícia ocorrida no Brasil!!!!
    bjo e parabéns pelo blog
    Li
    londrescomfilhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Soube das duas noticias e tb fiquei INDIGNADA..isso é ignorancia,hipocrisia e falso moralismo...alem da mente doente que acha falta de pudor..como vc mesma falou: todo mundo sai mostrando os peitos por ai,e td beleza..mas amamentar n pode?? qualéeeeeeeeee???
    Me revolta mesmo..a melhor resposta que ja ouvi p os comentarios estupidos de quem manda amamentar no banheiro foi:
    VC ALMOÇARIA EM UM BANHEIRO?? ENTAO PQ MEU FILHO TEM QUE IR???

    bjsss,otima semana!!!

    ResponderExcluir
  7. Clarinha,

    Eu vou ser bem sincera. Eu sou meio timida para amamentar em publico, mas mesmo assim nunca deixei de dar o leite da Béatrice onde quer que fosse. Para mim, o maior aliado foi o pano/écharpe/sling. Eu a colocava la dentro, aconchegada e ela mamava tranquila. No Louvre, na rua, em passios (nos duas, no maior estilo mamando e andando), nunca passamos por aperto ou ela teve que chorar para mamar. Agora, logico, tive situações de botar o peito pra fora e assim o fiz, sem pensar no que os outros iriam pensar. Eu acho um absurdo esse negocio de expulsarem as mães de ambientes publicos por elas estarem amamentando... Lamentavel.

    E quanto ao post do quartinho do Joao, pode linkar sim!! Uau!! Estou bem curiosa: )

    Beijo grande pra vcs : )

    ResponderExcluir
  8. tb comentei sobre o mamaço coletivo em sampa e sobre a campanha que esta acontecendo no facebook? ja ouviu falar que eles estao proibindo fotos de amamentaçao por serem "de nudez"? =/ absurdo ne? bjs!

    ResponderExcluir
  9. Fiquei aqui imaginando o 'doente' ( tenho certeza que foi um 'o') que fica incomodado em ver uma mulher amamentado. Na certa foi um desses edipianos doentes que começou a reclamar, e como neuróticos não faltam, formou-se o cor. E como imbecis tb não faltam, o coro aumenta. E como aqui no Brasil ninguém se levanta para reclamar daquilo que não lhe atinge diretamente... a coisa vira regra. Tomara que não vire lei...(pq aqui tem cada coisa virando lei!!!...)
    Voltando ao 'doente' que odeia ver cena de amamentação. Vamos lembrar, (e eu lembro pois minha filha já tem 23 anos) que até o final dos anos 80 mais ou menos poucas mães tinham consciência do dano que causavam aos seus bebês não amamentando regularmente, provocando desmame precoce, achando que o filho chorava por fome porque o leite não dava conta, etc etc. Pos sorte eu tinha uma colega de trabalho das Amigas do Peito aqui no Rio. UM trabalho que começava a mostrar os primeiros resultados, com a maior ralação das voluntárias, reunindo, falando, fazendo cartilhas etc. Uma cruzada difícil e com muita resistência das avós, maridos etc. (não esqueçamos as avós -tão queridas mas que acreditavam mesmo na fome dos bebês!)
    Enfim, lembro bem da novidade que foi o resgate da amamentação nessa época, os cursinhos, o SOS das Amigas do Peito a qq hora do dia ou da noite. A 'promoção à saúde' somente chegou às políticas públicas no Brasil na const de 88! E na marra!
    Bom, arrematando: peitos de fora em bocas de bebês são novidade ainda, se considerarmos 30 anos numa sociedade com os adjetivos da nossa. Daí, juntando os edipianos psicopatas, a falsa moral da sociedade católica, e triste histórico das políticas públicas de promoçao à saúde no país...
    Fica fácil entender que até mulheres façam coro ao psicopata do boteco, ao diretor do museu, etc etc

    ResponderExcluir
  10. Realmente tudo é uma questao de cultura e leis. O pior é sempre ver o pais que mais mostra peito de maneira sexy de ter mais dificuldade em aceita-lo como algo maternal. Sera que é coisa de gente que nunca mamou no peito ou que quer se apropriar do peito?

    ResponderExcluir

Comente aqui!