segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Gong xi fa cai

Loja em Chinatown, Jacarta. Foto: CNC World (Xinhua/Veri Sanovri)
Feliz Ano Novo! Os chineses iniciam na segunda-feira, dia 23, as comemorações da entrada do ano do dragão. Serão 15 dias de festa para celebrar o início do ano 2562. Em Jacarta, lanternas chinesas, cerejeiras em flor, laranjeiras e muitos dragões de papel colorem a cidade. De acordo com o censo indonésio de 2000, pelo menos 2.5 milhões de chineses vivem espalhados nas ilhas do país. A maioria, na área urbana.

Aqui em Jacarta, por todo lado apresentações com tambores e enormes bonecos ensurdecem adultos e encantam as crianças. Sempre uma ou muitas saem correndo atrás dos dragões dançantes. Certamente, a tradição chinesa enche a cidade de clima de festa e parece, pelo menos a mim, uma comemoração muito mais genuína do que a do Natal, que achei bem sem-gracinha. A decoração natalina - nos shoppings, claro! - me lembrava fim de festa, com aquelas casinhas de papai noel desbotadas, em cujos telhados parecia escorrer sorvete derretido no lugar de neve. A do ano novo chinês, bem menos deprê, tem cara e corpo mais vivos, é mais alegre. A festa só está começando.



Chineses-indonésios
Dizem por aí que o número de chineses na Indonésia pode ser bem maior do que mostra o censo porque muitos ainda teriam medo de revelar a ascendência chinesa. É que a comunidade já sofreu muita discriminação por essas bandas. Os últimos episódios violentos contra eles ainda devem estar frescos na memória de muita gente. Em 1998, chinesas foram estupradas, pessoas mortas, lojas saqueadas.

No governo de Suharto, que liderou o país de 1966 ate 1998, os chineses não podiam participar da vida política ou expressar qualquer traço da cultura deles, como falar a língua-mãe - em geral, mandarim - ou comemorar datas festivas, como o ano novo. A tônica era a assimilação da comunidade chinesa, que deveria se 'indoneizar'.

Feriado Nacional
Ainda bem que hoje a Indonésia é um país mais tolerante. Em 2003 o ano novo chinês virou feriado nacional e muitas restrições à comunidade não existem mais. Mesmo assim, encontrar uma escola de mandarim por aqui é bem complicado. Talvez as coisas não mudem tão rápido assim. De toda forma, as árvores estão mais bonitas e iluminadas. Será que as pessoas também?

3 comentários:

  1. Clarinha adorei! Muitas cores vibrantes! Muita vida!
    Uma bela comemoração.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. OI Clara, te vi comentando no blog da Lola e vi que voce mora na Indonésia. Eu talvez tenha que mudar para ai.. entao gostaria que voce me passasse seu email, se nao for incomodo. Eu gostaria de conversar com gente que ja esta ai, saber como funcionam as coisas, a cultura, como foi sua adaptaçao... terima kashi! ;-)

    ResponderExcluir
  3. Olá, Links! Mande um e-mail para clarinha511@yahoo.com.br e eu prometo ajudar no que for possível. Abraço :)

    ResponderExcluir

Comente aqui!