quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Sobre a rotina de ser mãe

Ninguém me disse que ser mãe era tão difícil. Quer dizer, dizer, disseram. Mas e eu com aquilo? Todos os meus livros me salvariam das experiências de todas aquelas mães e pais infelizes com suas experiências frustradas. Mas eu hoje sou frustrada muitas vezes.

Eu mando meu filho ficar bonzinho. Ele sai correndo pela casa. Falo para recolher os brinquedos. Ele joga tudo para o alto. Insisto para comer uma papinha gostosa, uma comida de adulto, uma vitamina de abacate ou um biscoito recheado, qualquer coisa pelamordedeus. Ele nem aí. Tento as técnicas dos livros para fazê-lo dormir e ele não desiste nunca de não querer dormir. Quem aprende, afinal, sou eu. Coloco o moleque na escola para aprender a socializar, lavar as mãos e comer sentado na mesa que nem todo mundo - ou pelo menos para comer - e ele aprende a morder, a beliscar, a dar tapas na cara. Ai de quem o desafiar. Lá vai uma pecinha de lego na cabeca. Watch out.

Desisto dos livros, tento então as técnicas da escola. Musiquinha para isso e para aquilo. Mas as musiquinhas em casa não soam igual. Estressada, engrosso a voz. O menino ignora. Usa a velha técnica, aprendida depois de muitas brincadeiras de 'cadê o bebê?': aperta os olhinhos e, como que num passe de mágica, desaparece sem deixar traço de João. Continuo a chamar a atenção, mas os olhinhos permanecem cerrados até a bronca acabar. Com um sorriso largo no rosto que mostra todos os dentinhos de leite.

Então, cansada, dia após dia, eu erro. Erro tantas vezes que não sei se vou um dia acertar. E quando o menino, como nessa semana, fica doente e custa-lhe sarar, eu faço mil promessas sinceras e peço ao meudeus para ele correr quando eu mandar parar, acordar quando for para dormir, comer biscoito na hora do papá. Eu descobri que frustração e felicidade andam de mãos dadas. Só os pais e as mães de todos os meninos encapetados do mundo sabem disso.

9 comentários:

  1. Oi Clara, posso dar "curti" no seu post? Voce falou exatamente como eu ms sinto no dia de hoje depois de uma noite de muito tentar educar e em vao tentar conversar. Adorei a sua conclusao e sim, só na maternidade que felicidade e frustracao podem andar assim tao juntas. Beijos pra vc e Forca pra nos!!!

    ResponderExcluir
  2. Clara, muitas vezes é frustrante mesmo. Eles não respondem como nós queremos, como os livros ditam, como os outros dizem. Eles não seguem regras e a gente fica doidinha. Mas saiba que vc não está só, todas nós sentimos isso. Estopu quase enlouquecendo com a Clarice doente aqui, mamando e se comportando RN style, eu não consigo nem mais ir ao banheiro (e eu também estou doente...).
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. eu que o diga!

    só que aqui em casa eu nem tento mandar nada.... hahaha
    ele nunca nem olha quando eu falo com ele, se ele estiver concentrado em outra coisa.

    ResponderExcluir
  4. arrepiei... beijinho para você e melhoras para o joão!

    ResponderExcluir
  5. Clara nunca pensei também que seria tão difícil educar. Como é complicado! Como professora e pedagoga, sempre trabalhei com crianças, julguei outras mães (assumo! rs), ficava imaginando que faria isso ou aquilo com os meus filhos. Na realidade é bem diferente, bem mais difícil que pareça ser. Só vivendo mesmo a situação, trocando com as amigas sobre nossas angústias, nossos questionamentos diários. A esperança que tenho é que tudo tem sua fase, que temos que tentar fazer o nosso melhor, sempre, sempre!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Ele melhorou? Não tenho visto vocês on-line. Como está meu zémenininho? Manda notícias.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. É, meninas, acho que toda mãe passa por suas frustrações mesmo. Paloma, no seu caso, arrisco dizer que é ainda mais complicado porque toda a rotina, tudo que a criança conhecia desaparece e precisa ser refeito. Quando nos mudamos com João foi assim. É preciso muita paciência!

    ResponderExcluir
  8. Acho que só quem é pai e mãe sabe o quanto é difícil educar. Quem julga sem ter filhos paga língua depois!
    O pior dessa fase é que se a bronca dá certo e ele fica choramingando, a gente sofre com culpa por tê-lo reprimido; e se ele nos ignora solenemente, a gente sogre com culpa por não ter conseguido educá-lo... Enfim, acho que a gente tem que sofrer menos, porque, de um jeito ou de outro, a culpa é da mãe! :P Bjs para vocês e melhoras!

    ResponderExcluir
  9. mães de meninas encapetadas tbm??? rs! falou tudo, felicidade e frustração andam juntas e muitas vezes carregada pela experiencia, no qual nenhum livro, nenhum conselho e nenhuma tática é melhor :)
    beijos!

    ResponderExcluir

Comente aqui!