Hoje foram 17 vezes. Se eu me sentasse 17 vezes por dia, num ano seriam 6.205 movimentos feitos sem pensar. É quase como respirar. A gente nem se preocupa ou nota um movimento tão importante. Imagina comer sem se sentar? Ver televisão, estudar? Pior, escrever no blog?
João é mais um que passa a desfrutar das maravilhas do universo dos sentadores. Agora ele senta quase sem dificuldades. As cambaleadas para trás e para os lados praticamente sumiram. Foi um processo longo. Como uma coisa aparentemente tão simples pode demorar tanto para se aprender e dominar?
Passado o desafio, o infante João encara a árdua tarefa de levantar e depois voltar a sentar-se. Não raro, quando ele conquista a ensaiada posição de pé com as duas mãos apoiadas em alguma coisa - em geral um móvel baixo, como uma mesa de centro-, instantaneamente começa a resmungar. “E agora, como é que eu faço pra sair daqui?”.
O negócio é descobrir como variar as posições sem o incoveniente de despencar para frente, para trás, para os lados. Ele quer sentar, levantar e andar por aí. Só falta aprender. E como é que faz pra ensinar? “Nao sei não, menino, faz aí, anda".
"Ih, despenquei! |
Comida: Comprei umas bolachas que dissolvem na boca para ele aprender a ir comendo sozinho, a segurar a comida, etc. Ele adora. Vive engasgando. Já levei umas trezentas mordidas tentando tirar os pedaços enormes de bolacha que ele quer engolir de uma só vez. Essa porcaria dessa bolacha podia bem dissolver mais rápido.
Sono: Até que melhorou e algumas vezes ele nem acorda mais entre 22h e 6h. Mas continua dormindo só depois de mamar. As forças da mãe estão acabando. Estou avisando, desde que o menino tem cinco meses, que eu vou acabar com essa mamata. Uma hora eu falo sério, hein. Hehe.
Novidade: Passei a participar de um movimento legal que está rolando na blogosfera materna. Algumas mães brasileiras, que vivem em outros países, se juntaram e criaram uma blogagem coletiva. Funciona assim: elas escrevem, cada uma no seu blog e sob sua própria perspectiva, sobre um tema comum, sempre relacionado à maternidade e à criação dos filhos no estrangeiro, em datas pré-estabelecidas. Já foram abordados temas como o pré-natal e a amamentação. Até o momento, a blogagem coletiva-mães internacionais, reúne 22 mães espalhadas por 12 países. Maior legal! Dia 8 – internacional da mulher, tem blogagem coletiva e eu participo. Não se esqueça de dar uma passadinha aqui .
Ahhh o drama da aprendizagem, aqui em casa o "senta-levanta-senta-levanta" foi um verdadeiro drama com muito choro e tombo, haaaaja coraçao! haha
ResponderExcluirKároly ficou em pé pela primeira vez no dia primeiro de fevereiro, tinha 6 meses e meio, ficou em pé e CAIU do berço, imagina o meu desespero, ai sossegou por uns 10 dias, ate que perdeu o medo e comecou a ficar em pé no cercadinho, entao veio o drama doque fazer depois de ficar em pé, ou ele chorava pra alguém ajudar, ou soltava o corpo e caia de costas, mais choro... então começamos a ensina-lo, qdo estava e pe o ajudavamos a sentar, e ao mesmo tempo iamos dizendo "tem que colocar as maos aqui, dobrar a perninha blablabla", quatro dias e DEU CERTO, ele aprendeu a sentar desde entao eh um "senta-levanta" eterno, cada dia mais abusado, adoro ve-lo sentadinho durinho, brincando, tem horas que ate esquecemos que ele "acabou" de aprender tudo isso!
Beijocas querida e mais uma vez, bem vinda ao mães internacionais!
Ingrid
Maria Clara, manda uns videozinhos do Joao pra gente matar a saudade, vai! To doida pra ver ele mandando beijinho, sentando, dando tchauzinho, fazendo sonzinhos... Manda, manda! Bjo!
ResponderExcluirGostei desse blog Mães Internacionais. Muito legal! A Julia tem de se associar ao grupo também.
ResponderExcluirVamos lá, gente! 7h em jacarta. É hora de pular da cama para mostrar o João para a vovó pelo Skype.
ResponderExcluirUau!! Dormindo tanto assim, que maravilha!!
ResponderExcluirPor aí tem biscoito de polvilho?? O Léo adora até hoje e dissolve na boca!!
Estou adorando a blogagem coletiva das mamãe de fora...
Um beijo