terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Blogagem Coletiva - Clima na Indonésia

Clima equatorial. Lembra das aulinhas da escola? Nem eu. Só a internet salva! Segundo o wikipedia, são características do clima equatorial temperaturas quentes e umidade.

Na Indonésia, no lugar de quatro estações, temos duas: uma seca e outra chuvosa.

Na época chuvosa - novembro a abril - a cidade alaga, a pele fica mais grudenta, os mosquitos aparecem e vez em quando tem um ventinho no final da tarde. Na seca, dá para aproveitar as praias e escalar enormes vulcões sem atolar o pé na lama - não que eu tenha feito isso!

Com temperaturas mínimas na casa dos 25ºC e muita umidade sempre, não dá para abrir mão do ar-condicionado hora nenhuma. É no carro, em casa, na escola, no trabalho, no shopping. E, a não ser que haja umpalumpas limpando os aparelhos de ar-condicionado durante a noite, nunca vi alguém se preocupar com isso. A cidade quente e úmida vira um lugar gelado e seco.

Às vezes dá vontade de sair para tomar um ar fresco, mas dou de cara com milhões de carros, motos, ônibus, tuk-tuks* e pessoas tentando se proteger com máscaras na cara. Volto correndo para os vírus e bactérias já velhos conhecidos do ar-condicionado de casa. Uma bronquite aqui, sinusite ali, alergia sempre e vamos seguindo.

O mais curioso é notar um monte de gente andando agasalhada em cima de motos e ônibus - sem ar-condicionado. As mães enfiam moletons nas crianças penduradas em seus slings. Motoqueiros aumentam em uns 10ºC a temperatura dos próprios corpos carregados de jaquetas, máscaras e luvas. Enquanto isso, eu passo frio no supermercado.


* Tuk-tuk: Moto-taxi comum em países asiáticos. São adaptadas com uma espécie de cabine onde as pessoas vão sentadas num banco, atrás do motorista, e não em uma garupa.

7 comentários:

  1. Que clima maluco Clara. Adorei conhecer como vocês vivem por aí. Agora, ar condicionado... faz tempo que não sei o que é isso...rs rs rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Aqui é igual. Hehehe!

    ResponderExcluir
  3. Olá querida, que loucura hein!! Mas me conta, vc ja se acostumou?? Por mais que tenha a parte ruim, eu ja me adaptei, acho até graça quando ficamos ruins em casa, ja logo falo, demorou né!!rsr..brincadeira, adorei conhecer um pouco mais de você!!super bjs,Elo

    ResponderExcluir
  4. Clara aqui a gente fica grudando tbm principalmente no verao por causa da umidade que vem do mar...um saco, mas da menos preguicinha p/ tomar banho por causa do calor, ja no inverno apesar de nao nevar faz muito frio dentro de casa =\...Mas pelo que eu vi inverno ai passa longe...rsrs
    Bjkas

    ResponderExcluir
  5. Menina tamos iguais, Aqui na COsta Rica é muito paarecido e chega uma hora q ja sinto q to embolorando de tanta chuva!!! Legal saber um pouco mais!! Beijos

    ResponderExcluir
  6. Será que só eu gosto da chuva? Deve ser coisa de nordestino, será? Claro, que quando falta infraestrutura é complicado, legal é morar/ estar num lugar completamete adaptado para a sua realidade.
    Aqui chove tão pouquinho que quando caem umas gotinhas lá longe e eu sinto o cheiro da chuva já to feliz.
    BJS

    ResponderExcluir
  7. Neda, eu também gosto de chuva! E até de tempo nublado! Eu não gosto é de ficar ilhada no trânsito e de mosquito. Aqui tem demais.
    @Dani e Celi, inverno aqui passa longe mesmo e a gente usa muito o ar-condicionado!! Acho que deve ser parecido mesmo com o Panamá e a Costa Rica, onde as Marina e Paula vivem. E, respondendo à Eloa, já me acostumei ao clima. O mais difícil aqui definitivamente não é o clima ;)

    ResponderExcluir

Comente aqui!