quarta-feira, 16 de maio de 2012

Não educo machão

A marcha das vadias de Brasília está com uma campanha de divulgação direta, simples e bem didática sobre a importância dos direitos iguais entre homens e mulheres, tolerância e diversidade. Fala sobre feminismo de um jeito descomplicado e acho que desmistifica um pouco a ideia de que o movimento é apenas um monte de mulher maluca que odeia homens. Ao contrário, busca igualdade entre homens e mulheres.

De minha parte, ando pesquisando muito sobre o tema, especialmente em relação à criação de filhos. Afinal, como é possível criar meu filho para que ele não reproduza tantos preconceitos e também possa viver uma vida mais livre de tantas amarras sociais?


Quem sabe, quando ele crescer, ele não seja forçado a servir o exército; possa escolher ser dançarino, professor de maternal ou engenheiro; não ache nada legal mentir ou enganar nenhuma mulher por sexo; escolha ser ou não amigo de uma mulher, ser sem chamado de arroz, viadinho ou qualquer coisa do gênero; possa ter filhos, se quiser, e tenha a possibilidade de ficar em casa com uma licença-peternidade digna; se vire na cozinha, com o ferro de passar ou a vassoura, achando um saco o serviço doméstico, mas nada humilhante só por ser homem?

Quem sabe? Acho que depende das mães e dos pais por aí ajudarem a desconstruir todo esse mundo do que é certo para o homem e para a mulher hoje tão entranhado na gente e na sociedade . 

Mais:

20 comentários:

  1. Também penso assim Clarinha, sou contra qualquer tipo de preconceito e também contra os radicais demais.
    Boa reflexão, um beijão, Ju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Juliana. A gente aqui tenta não ser preconceituoso. É um exercício diário! Beijo

      Excluir
  2. Imagine você que minha sogra criou não um, mas dois filhos exatamente assim, ela tem um marido cretino, daqueles que não lavam o copo que bebem água e talvez, justamente por saber que o mundo não aprecia e nem precisa desses tipos, fez a lição de casa direitinho e criou dois homens maravilhosos.
    Não curto muito a sogra, mas agradeço de coração o modo como ela educou seus meninos, Karo é um homem maravilhoso, que eu admiro e respeito muito!
    Espero que o Pok siga pelos mesmos caminhos.

    Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Ingrid, eu também venho de família bem machista, mas tento aprender. Espero que eu seja como a sua sogra! Beijão

      Excluir
  3. clarinha, acho que o mais importante é os pais ser um bom modelo para as crianças e tenho a certeza de que vcs são um otimo exemplo para o joão ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Paz. Nem sempre sou exemplo. Mas pretendo melhorar isso! Criar outra pessoa é também se tornar um adulto melhor, mais responsável. É difícil! Beijos e saudades de você!

      Excluir
  4. Excelente!!! Vou copiar o link da marcha e a imagem e escrever um post tbem.. sob o ponto de vista de mãe de menina. Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda, quando escrever, volte para eu postar o seu link! Vamos movimentar essa discussão. Beijos

      Excluir
  5. e a gente não educa princesinha submissa.

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. E também postamos em duplicidade!

      Excluir
    2. Zé, pode postar várias vezes. Gosto das suas visitas! Temos que juntar essas crianças. Beijos!

      Excluir
  7. Que maravilha, que boa notícia pro mundo, saber que há pessoas de mente bem afinada e coração bom e justo trazendo pra esse nosso tão insano mundo um menino especial. Que o Mestre Jesus e todos os orixás lhes abençoem e protejam todos, nas andanças e batalhas da vida. Votos sinceros e carinhosos, do amigo Godinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e pelos votos. Espero mesmo poder ser uma boa mãe (o Pedro já é um ótimo pai) e contribuir para formar uma pessoa realmente boa e justa! Abraços e comente sempre!

      Excluir
  8. Clara, penso exatamente como vc.
    Abracei essa causa, já que sou mãe de um casal. E é uma responsabilidade que me cabe.

    Adorei o título do post.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani, que maravilha! Acho que somos importantes para tentar mudar a realidade em que vivemos! Abraços e volte sempre.

      Excluir
  9. Que post perfeito, Clara!! Simples e direto ao ponto. Eu aqui também não crio princesinhas. E assim vamos caminhando, tentando mudar (um pouco que seja) este quadro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Paloma, que bom que gostou. Vamos unir nossas forças para criar pessoas livres dessas construções de gênero tão discriminatórias. Viu como a campanha está legal? Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Clarinha, quando eu crescer, quero aprender a ser uma mãe como você.... ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heleninha, escrever é mais fácil que fazer ;)

      Beijinhos

      Excluir

Comente aqui!